Posse de Lula supera Olimpíadas em número de autoridades estrangeiras

Atualizado em 28 de dezembro de 2022 às 21:36

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já conta com 19 chefes de Estados confirmados, superando os Jogos Olímpicos Rio 2016 em número de autoridades estrangeiras. Ao todo, 65 delegações participarão da cerimônia no 1º de janeiro em Brasília.

O evento contará com chefes de governo, vices-presidentes, ministros de negócios, chanceleres, enviados especiais e representantes de organismos internacionais, revelou o embaixador Fernando Igreja, responsável pela cerimônia da posse.

Os 19 chefes de Estado confirmados são o rei da Espanha e os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai.

O presidente do México, Manuel López Obrador enviará a primeira-dama, Beatriz Gutiérrez Müller. Confirmaram presença os vices-presidentes da China, de Cuba, de El Salvador e do Panamá.

Os chefes de Governo confirmados são da República de Guiné, de Mali, Marrocos e São Vicente e Granadinas. Estarão, ainda, em Brasília, os vices-primeiros ministros do Azerbaijão e da Ucrânia, os presidentes do Conselho da Federação (Rússia), da Assembleia Nacional Popular (Argélia), da Assembleia Consultiva Islâmica (Irã), do Senado e Assembleia Nacional (República Dominicana), da Assembleia da República (Moçambique), do Senado da Jamaica e da Guiné Equatorial, e do Parlamento Nacional (Sérvia).

Igreja ainda confirma a vinda de 11 chanceleres (Turquia, Costa Rica, Palestina, Guatemala, Gabão, Zimbábue, Haiti, Nicarágua, África do Sul, Camarões e Arábia Saudita) e 16 enviados especiais, entre eles, União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Organização das Nações Unidas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link