Posse de Lula tem 12 chefes de Estado confirmados e espera público de 300 mil pessoas

Atualizado em 7 de dezembro de 2022 às 14:59
A futura primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a socióloga Janja, em entrevista coletiva sobre a posse de Lula
Foto: Reprodução/Youtube

De acordo com a futura primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a socióloga Janja, 12 chefes de Estado já confirmaram presença na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a organização da posse, todos os países que mantém relações diplomáticas com o Brasil foram convidados para o evento.

No começo da tarde desta quarta-feira (7), Janja deu detalhes sobre a posse de Lula em uma entrevista coletiva ao lado da equipe de transição.

A expectativa para é que 300 mil pessoas compareçam à Esplanada dos Ministérios, no Eixo Monumental, avenida central no desenho da cidade de Brasília, para ver o novo presidente desfilar em carro aberto.

A futura primeira-dama é a coordenadora do núcleo de transição que está organizando os detalhes da posse. Além de Janja, o embaixador Fernando Luis Lemos Igreja e o Secretário Nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares (PT), também participam da esquematização do evento.

Como o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) encerrou relações com a Venezuela, o presidente Nicolás Maduro acabou não sendo foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), nomeado popularmente como Itamaraty.

Por outro lado, o embaixador venezuelano Fernando Igreja, responsável pela organização institucional da posse, informou que sua equipe vem analisando outros meios para fazer o convite a Maduro.

Os países com representantes já confirmados são: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha (representada pelo rei), Guiné Bissau, Portugal e Timor Leste.

Os shows previstos para acontecerem nos dois palcos, batizados com os nomes das cantoras Gal Costa e Elza Soares, serão iniciados depois da cerimônia de transmissão da faixa presidencial, no Palácio do Planalto.

Durante a entrevista, quando foi questionada sobre a possibilidade de Bolsonaro não querer passar a faixa para Lula, Janja disse que a equipe avalia alternativas caso o atual presidente não compareça.

“A cerimônia institucional tem um protocolo, que diz que o presidente que está deixando o cargo passaria a faixa para o presidente eleito. Se isso acontecer, seguiremos o protocolo. Se não, vamos pensar como iremos fazer isso. Não temos a confirmação. Aí vocês vão ter que perguntar para o presidente que está em exercício se ele vai passar a faixa”, informou a socióloga aos jornalistas.

Janja também confirmou que Lula desfilará em um carro aberto e disse que a equipe avalia a substituição do Rolls-Royce presidencial durante o tradicional desfile. Segundo ela, o carro está precisando de reparos.

“O Rolls-Royce foi danificado na última posse. Ouvi que talvez o banco teria sido danificado. Vamos ver se o carro, que é bastante antigo, está em condições”, afirmou.

A mulher do petista aproveitou para enfatizar que a segurança do evento é prioridade e agradeceu ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pela colaboração com a garantia da estrutura de policiamento na Esplanada.

“Não acreditamos que vai ter manifestação”, disse Ibaneis. Caso ocorra, será feita em espaço distante da Esplanada, assegurou o governador.

“A nossa preocupação é com a segurança desse principal protagonista, que é o povo que vai estar em Brasília, nos arredores. Todas as forças de segurança envolvidas têm essa preocupação em mente”, encerrou Janja.

Veja:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link