PP e União Brasil não apoiam Flávio e frustram plano de palanque nacional

Atualizado em 22 de julho de 2026 às 16:12
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Foto: Reprodução

A federação União Progressista, formada por PP e União Brasil, decidiu adotar neutralidade na disputa presidencial e não entrará no palanque nacional do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato do PL.

A definição saiu após reunião na noite de terça-feira (21) entre o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), e dirigentes da legenda. A federação deve formalizar a posição nos próximos dias.

No encontro, integrantes do partido avaliaram que a maioria da União Progressista defende a neutralidade para preservar as escolhas eleitorais nos estados. A orientação evita uma amarração nacional em torno de apenas uma candidatura.

Na prática, PP e União Brasil darão autonomia para que cada diretório estadual defina seus palanques na eleição presidencial. As alianças locais poderão envolver apoio a Flávio Bolsonaro, ao presidente Lula ou a outro candidato.

O senador Fávio Bolsonaro, o presidente Lula e o ex-governador Ronaldo Caiado. Foto: Divulgação

O apoio da federação em São Paulo não resultou em um acordo nacional. A direção do grupo decidiu separar a composição estadual das negociações para a disputa ao Planalto.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e o próprio Flávio Bolsonaro tentaram convencer a direção da União Progressista a integrar a coalizão. O PL ainda vê espaço para negociação e deixou a escolha da vaga de vice para um segundo momento.

O partido também conversa com o Republicanos, que sinaliza uma posição imparcial na disputa presidencial. A falta de adesão imediata dessas legendas reduz o alcance inicial da articulação nacional em torno do senador.

A decisão representa um revés para a estratégia de Flávio Bolsonaro de consolidar o apoio de partidos do centrão antes do início das convenções partidárias, marcado para 20 de julho.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior