Cultura & Entretenimento

Precariado: Documentário debate o processo de escravização com o trabalho por aplicativo

Trabalhadores por aplicativo. Foto: Reprodução

Publicado originalmente no site da Rede Brasil Atual (RBA)

O avanço do número de desempregados no país, que se aproxima da marca de 13 milhões de pessoas, colocou cada vez mais trabalhadores no mercado informal. Entrega rápida de comida, transporte por aplicativo, entre outros, têm ganhado força e tomado as ruas das cidades.

Com os trabalhos por aplicativos, a ideia em que se acreditava no passado, de que o desenvolvimento tecnológico iria libertar o homem, hoje se tornou algo impossível de ser alcançado para a maioria da população. Isso é o que mostra o documentário GIG: A Uberização do Trabalho, que será exibido nesta terça-feira (18), às 19h, no cineclube Vladimir Herzog, no centro de São Paulo, com entrada gratuita. A exibição será seguida de debate.

Produzido pela ONG Repórter Brasil, com a direção de Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Maurício Monteiro Filho, a produção lançada em 2019 aborda o avanço da chamada “Gig Economy”, fenômeno também conhecido no Brasil por “uberização”, e os impactos desse modelo na precarização e intensificação do trabalho em uma sociedade cada dia mais conectada e distópica.

O que se tem hoje é o contrário do que se previa no passado, são pessoas trabalhando 12, 14 horas por dia. “A gente vive um processo em que os avanços tecnológicos permitiram um outro tipo de exploração do trabalho”, afirmou Euzébio Jorge Siqueira de Souza, do Centro de Estudos e Memória da Juventude, no Bom Para Todos, da TVT, quando o documentário foi lançado.

A pesquisa e produção do filme começou em 2017, quando as plataformas digitais começaram a ganhar força. “O momento ainda era de completa euforia com relação ao surgimento desses aplicativos, mas havia uma série de questões relacionadas principalmente às relações de trabalho, pouco debatidas”, aponta Carlos Juliano Barros, jornalista, mestre em Geografia Humana pela USP e um dos diretores.

Essa modalidade de trabalho ganhou respaldo da legislação a partir da reforma trabalhista, aprovada em 2017, que possibilitou o contrato em regime intermitente, em que as empresas podem admitir funcionários por horas, dias ou meses específicos.

O filme, portanto, apresenta histórias daqueles que trabalham sem serem considerados trabalhadores. Com status de “autônomos”, “prestadores de serviço”, “empreendedores” não possuem vínculos empregatícios que garantam seus direitos e assumem todos os riscos de suas atividades.

O documentário foi vencedor do prêmio de melhor filme pelo público na Mostra Ecofalante 2019. O debate após a sessão contará com a participação do diretor Carlos Juliano Barros.

Serviço

GIG: A Uberização do Trabalhoexibição seguida de debate; data: 18 de fevereiro (terça-feira), às 19h. Local: Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo (Sede do Sindicato dos Jornalistas).

Exibição gratuita.

Dica de estacionamento: Rua Rego Freitas, 464, Preço único R$ 10 – aberto 24h.

Confira o debate sobre o filme no Bom Para Todos, da TVT:

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Denúncia da PGR revela que bolsonaristas do 8/1 planejavam “tomada de poder”

Uma nova denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Shirley Faethe de Andrade, envolvida nos…

18 minutos ago

DCM ao Meio-Dia: STF nega progressão de pena para deputado bolsonarista

https://www.youtube.com/watch?v=2ZrjrKmq6yc Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista o advogado Paulo Ricardo Paes…

40 minutos ago

Navegação ilegal faz ilha desaparecer em reserva ambiental no Pará; entenda

Uma investigação da Polícia Civil do Pará apontou que a passagem de lanchas de praticagem…

45 minutos ago

Mãe de dono do Porsche é coautora de um crime, diz polícia; saiba qual

A Polícia Civil de São Paulo identificou Daniela Cristina de Medeiros Andrade, mãe de Fernando…

54 minutos ago

Quem cortou luz no dia do golpe? Por Lúcio de Castro

Lúcio de Castro Oito de janeiro de 2023. Eram 21h30 quando uma torre de energia…

1 hora ago

Indicação ao TST deixa Lula entre Lira, Pacheco e aliados no Congresso

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de ministro…

2 horas ago