Prefeito afastado de Sorocaba tenta calar na Justiça o vereador que expôs o escândalo

Atualizado em 8 de novembro de 2025 às 16:02
O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos) e o vereador Raul Marcelo (PSOL). Fotomontagem: Instagram/Alesp

O prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), obteve na Justiça uma decisão que determinou a suspensão dos perfis do vereador e ex-deputado Raul Marcelo (PSOL) no Facebook e no Instagram. A medida foi concedida pelo Tribunal de Justiça um dia após Raul conseguir, também na Justiça, o afastamento de Manga do cargo por suspeita de corrupção na saúde pública. A decisão ainda cabe recurso.

O bolsonarista Manga moveu uma ação alegando injúria, calúnia e difamação supostamente cometidas por Raul Marcelo em publicações nas redes sociais. As postagens, contudo, reproduziam reportagens de veículos da região que tratavam dos escândalos envolvendo o governo do prefeito afastado, incluindo o bloqueio de contas pessoais de Manga no caso das contratações superfaturadas de kits de robótica. Raul havia vencido o processo em primeira instância.

A suspensão atinge diretamente os canais utilizados pelo vereador para divulgar informações e cobranças sobre a gestão municipal. Ele tem sido um dos principais articuladores das denúncias que culminaram no afastamento de Manga, conhecido nacionalmente como “prefeito tiktoker” pela presença ativa nas redes sociais.

“Mais uma vez, Manga tenta me calar. Tenta calar o parlamentar que foi responsável por seu afastamento por corrupção na saúde. Estamos falando de R$ 123 milhões da Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba jogados no ralo da corrupção. Vou seguir defendendo a verdade e denunciando os esquemas que tanto prejudicam o povo de Sorocaba”, afirma Raul Marcelo.

A decisão sobre as redes sociais permanece válida até o trânsito em julgado do processo.

Lindiane Seno
Lindiane é advogada, redatora e produtora de lives no DCM TV.