MEC: Prefeito que organizou encontro com pastores já foi preso em esquema de garimpo ilegal

Atualizado em 25 de março de 2022 às 12:03
Júnior Garimpeiro
Júnior Garimpeiro foi um dos alvos da Polícia Federal. Foto. Arquivo pessoal

De acordo com informações da Folha, Júnior Garimpeiro (PP), o prefeito de Centro Novo (MA) envolvido no escândalo dos pastores no MEC (Ministério da Educação), já foi preso em uma investigação de garimpo ilegal.

A prisão foi decretada em 15 de setembro de 2021 na Operação Curimã, da Polícia Federal, para desarticular uma quadrilha que estava desmatando extensas áreas de terra e as transformando em garimpos.

De acordo com a PF, o grupo tinha “grande poderio econômico e político” e já atuava na região havia pelo menos três anos. Eles foram responsáveis pelo desmatamento de mais de 60 mil hectares sem autorização dos órgãos competentes e pelo uso de substâncias tóxicas, como cianeto e mercúrio, para a extração massiva de ouro. O prefeito maranhense passou 13 dias foragido e foi foi encaminhado para o presídio de Pedrinhas, até conseguir ter a prisão afrouxada pela Justiça.

Leia mais: 

1; Caso MEC: 10 prefeitos já denunciaram esquema de pastores com Milton Ribeiro

2; Prefeitos fazem revelação sobre o esquema de propina no MEC

3; O Escândalo no MEC

O prefeito no MEC

Milton Ribeiro e pastores do MEC
Milton Ribeiro reunido com pastores no MEC. Foto: Reprodução.

Após seu nome ter sido envolvido nas denúncias sobre a atuação indevida de pastores no MEC e no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Júnior Garimpeiro convidado a participar de uma audiência no Senado Federal.

Os pastores acusados, Gilmar Santos e Arilton Moura, estiveram em Centro Novo (MA), município de 22 mil habitantes, em maio do ano passado. Ambos integraram oficialmente a mesa da solenidade e tiveram direito a falas, como se fossem integrantes do governo. Na ocasião, prefeitos da região foram apresentados aos dois. E, a partir daí, passaram a ter interlocução com o ministério, por intermédio dos religiosos.

“Minha história com Centro Novo começa com Arilton. Esse homem que pegou no meu pé e insistiu para que eu desse atenção ao Maranhão. Depois conheci o Gilmar, o líder da igreja, que também ficou no meu pé”, disse o ministro e pastor da igreja Presbiteriana, Milton Ribeiro, em vídeo publicado pelo município.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link