Prefeito no RS cede a pastores evangélicos e igrejas poderão abrir em meio ao coronavírus

Atualizado em 21 de março de 2020 às 9:10

PUBLICADO NO BLOG DE CLAUDEMIR PEREIRA

POR MAIQUEL ROSAURO

A pressão dos pastores evangélicos contra o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) surtiu efeito. O novo decreto do Executivo permite a abertura das igrejas e templos em Santa Maria, desde que impeçam a aglomeração de pessoas. Na tarde de quinta-feira (19), dezenas de lideranças evangélicas reuniram-se com Pozzobom ao ar-livre e reivindicaram a edição do documento (AQUI).

O Decreto Executivo 54/2020 (AQUI), publicado na quarta (18), suspendia “as atividades de missas, cultos e reuniões de qualquer natureza que impliquem em aglomeração de pessoas, sem prejuízo das medidas necessárias à higienização dos espaços comuns”. Ou seja, na prática, proibia a abertura dos templos.

Já o Decreto Executivo 55/2020 (AQUI), publicado ainda na noite de quinta e válido por 15 dias, mantém a suspensão a missas, cultos e reuniões de qualquer natureza. Porém, foi acrescentado um novo inciso que diz: “as Igrejas e Templos de qualquer culto poderão permanecer abertas à visitação, desde que impeçam aglomerações e se responsabilizem pela higienização das áreas comuns”.

Na manhã de sexta (20), o vereador e obreiro da Igreja Universal, Alexandre Vargas (Republicanos), fez uma live no Facebook para informar a nova determinação. Ele destacou a importância do trabalho realizado nos templos.

“As igrejas evangélicas, as igrejas cristãs, são um pronto socorro espiritual como se fosse o PA do Patronato que cuida da questão física. Nós cuidamos da questão espiritual, muitas pessoas com depressão e tal. Não poderá ter mais culto, mas muitas pessoas poderão adentrar na igreja para receber um atendimento e uma conversa. Muitas vezes, o pastor, o obreiro, o padre é um psicólogo que está ali atendendo a pessoa”, explica Vargas.

O vereador, entretanto, ressaltou que pessoas idosas, grupo de risco do vírus covid-19, devem ficar em casa. Confira na íntegra: