Destaques

“Prefeito que resiste à loucura Bolsonaro”, diz jornal francês sobre exemplo de Araraquara

Edinho Silva (PT), o prefeito de Araraquara. Foto: Reprodução

Publicado originalmente no RFI:

“Covid: no Brasil, esse prefeito que resiste à loucura Bolsonaro” é o título da matéria do diário econômico francês Les Echos sobre a experiência, única no Brasil, de um lockdown total em Araraquara (SP). O título faz referência à decisão de Edinho Silva (PT) de literalmente fechar a cidade por alguns dias em fevereiro e em abril de 2021 para conter a propagação do vírus, especialmente a variante P1.

“O prefeito da cidade de Araraquara declarou a ‘Terceira Guerra Mundial’ contra o coronavírus. Em resistência ao presidente Jair Bolsonaro, ele espera demonstrar os benefícios do confinamento para todo o país”, diz o texto, que explica por que a experiência de Araraquara difere de outras cidades do Brasil, o segundo país com maior número de mortes pela Covid-19 no mundo.

O jornalista Thierry Ogier descreve um lockdown que não teve semelhança com o que se viveu na Europa ou nos Estados Unidos: “Durante dez dias, os 250 mil habitantes de Araraquara, cidade do sudeste do Brasil dilacerada pela Covid-19, foram submetidos a um regime excepcional: sem poder sair de casa, sem transporte público, sem posto de gasolina, sem serviço bancário. Os supermercados tiveram que ficar fechados por uma semana”.

Localizada a cerca de 300 quilômetros de São Paulo, Araraquara tem um PIB per capita 20% superior à média nacional. Com a alta no número de casos de Covid-19 em janeiro e fevereiro, o prefeito Edinho Silva, em seu quarto mandato, enfrentou o maior desafio de sua vida.

Para convencer a população da importância das medidas, Edinho Silva recrutou um aliado de peso: Drauzio Varella, médico muito apreciado pelo grande público, que concordou em gravar um vídeo, com uma mensagem clara: “A única saída é parar tudo. Chegou a hora de o povo de Araraquara dar o exemplo para todo o país”.

No entanto, parte da população se revoltou, conta Les Echos: manifestações foram organizadas em frente à prefeitura para protestar contra o lockdown e ativistas pró-Bolsonaro fizeram ameaças de morte contra o prefeito nas redes sociais.

Apesar das perdas econômicas, medidas são elogiadas

O lockdown estrito imposto a Araraquara valeu a pena? Do ponto de vista da saúde, é indiscutível, escreve Les Echos. O número de mortos caiu 62% entre março e abril, uma vez que aumentou 23% em todo o país.

“Do ponto de vista do comércio, não valeu a pena”, disse ao jornal o presidente da Associação Comercial local, José Janone Júnior. Ele lamenta a perda de cerca de 20% de seus associados.

“É normal que as autoridades deixem a economia em segundo plano e priorizem a preservação de vidas humanas”, acredita. “Mas, para nós, foi muito difícil. Eles poderiam ter relaxado as regras do lockdown sem colocar o público em risco. Não foi por falta de diálogo. O prefeito sempre deixou a porta aberta. Ele nos ouve, mas toma as decisões sozinho”, avalia Janone Júnior.

Também entrevistada pela reportagem, Liliana Aufiero, herdeira da centenária empresa Lupo, que exporta de Araraquara meias e cuecas para 30 países, não está totalmente comprometida com a causa do lockdown. Mas a septuagenária explica com orgulho que conseguiu adaptar sua fábrica têxtil para fornecer 5.000 máscaras por semana aos hospitais da cidade.

O jornal compara os números de mortes em proporção com a população geral de Araraquara com os das vizinhas Bauru e Mirandópolis, que não adotaram o lockdown. A matéria chega à conclusão de que um lockdown severo é eficaz.

Cidade virou referência

Para o empresário Felipe Figueiredo, diretor do grupo Raízen, que produz açúcar e etanol na região de Araraquara, não restam dúvidas: “Não só a experiência do lockdown é positiva, como Araraquara virou uma referência”.

“Araraquara é um bom exemplo”, confirma Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência, também entrevistada pelo jornal.

Les Echos lembra que o presidente Jair Bolsonaro se opôs veementemente, desde o início da pandemia, às medidas restritivas em nome da liberdade econômica. Ele chegou a ameaçar convocar o Exército para impedir alguns prefeitos de impor o toque de recolher nas cidades que administram. O lockdown, nessas condições, parece quase uma medida de resistência, aponta o jornal.

Para Edinho Silva, o esforço vale a pena: “Prefiro ser lembrado como o prefeito que salvou vidas do que aquele que empilhou caixões em sua cidade”, afirma.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Três anos depois, os vampiros da pandemia continuam vencendo. Por Moisés Mendes

Faz aniversário neste sábado, 27 de abril, mais um monumento à impunidade dos poderosos de…

6 minutos ago

Exército comprou maleta de espionagem que intercepta ligações e ativa microfone do celular

O Exército adquiriu uma mala de espionagem capaz de interceptar ligações, ativar o microfone de…

30 minutos ago

Pacheco rebate críticas de Haddad: “Injusto com o Congresso”

O líder do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contrapôs críticas feitas pelo ministro da Fazenda,…

2 horas ago

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

4 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

5 horas ago

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

8 horas ago