Destaques

Prefeitos pedem a vacina como quem pede esmola. Por Moisés Mendes

Vacina contra covid-19

Originalmente publicado em BLOG DO MOISÉS MENDES

Por Moisés Mendes

Foi frouxa a defesa que os prefeitos empossados na sexta-feira fizeram da urgência da vacinação contra a Covid-19. Foi uma defesa protocolar, quase envergonhada e medrosa.

Os prefeitos não enfrentam Bolsonaro, que comanda a enrolação da vacina sem obstáculos e resistências. Nem os governadores têm coragem para desafiar a inércia criminosa do governo.

Nesse cenário de acomodados, em que a vacina é tratada como esmola pelos prefeitos, nada pode ser considerado improvável no comportamento de Bolsonaro em relação à imunização.

Na sexta, enquanto os prefeitos assumiam, o líder do negacionismo foi cúmplice de um coro de banhistas bagaceiros, na praia do Guarujá, que mandavam João Doria tomar no c…

Hoje, ele pode aparecer de novo na praia e anunciar, de dentro de uma lancha, com megafone, que não haverá vacina. Que peçam vacina para João Doria.

Pode dizer que desistiu de ficar enrolando. O Brasil não terá vacinação e pronto. Se somos o último país com um governante negacionista irredutível, com o controle radical e absoluto da situação, por que devemos ter a vacina?

E se Bolsonaro anunciar que não haverá vacina, qual será a reação? Teremos juristas, cientistas, Rodrigo Maia, OAB, Gilmar Mendes e alguns governadores dizendo que não pode.

Que o Brasil precisa da vacina, que Bolsonaro será enquadrado como genocida (a palavra mais repetida de 2020) e que o país deverá debater o aspecto legal da decisão.

O Brasil vai se entreter, durante dias, com o debate da legalidade do aviso de Bolsonaro de que não vai comprar vacina alguma, até porque nem seringa ele comprou.

E ficaremos nesse debate, até Bolsonaro dizer mais adiante que tudo bem, que irá comprar uma vacina, não sabe qual, mas nunca a chinesa.

E ficaremos de novo por duas semanas esperando a compra da vacina. Até que Bolsonaro voltará a avisar que desistiu da vacinação e que as pessoas terão direito apenas à cloroquina gratuita pelo SUS.

Quem quiser vacina, que compre. Bolsonaro poderá liberar a venda de vacinas em laboratórios e farmácias, por entender que as demandas do combate à pandemia devem ser reguladas pelo mercado.

E o Brasil terá então uma semana de novos debates sobre a legalidade da venda de vacinas para a classe média e os ricos.

Absurdo? O que pode ser considerado absurdo num ambiente sob o domínio de Bolsonaro?

Se ele disser amanhã que devem fechar todas as UTIs, o Brasil irá apenas debater a decisão do sujeito. É legal fechar UTIs? O que diz a Constituição?

Só o que o Brasil consegue é se ocupar do debate em torno do que Bolsonaro diz ou decide, por mais esdrúxula que seja a decisão.

Bolsonaro pauta o Brasil, um país viciado na discussão de crimes contra a saúde pública tratados como se fossem controvérsias.

Bolsonaro controla um país de líderes perdidos e acovardados, incluindo os novos e os velhos prefeitos empossados no primeiro dia do ano.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Alexandre Nardoni deixa prisão após 16 anos da morte de Isabella

A Justiça de São Paulo concedeu a progressão para o regime aberto a Alexandre Nardoni,…

6 minutos ago

VÍDEO – Senador gaúcho se emociona ao falar de chuvas no RS: “Nunca vi algo assim”

Ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Paulo Paim (PT), natural…

34 minutos ago

Motorista de Porsche se entrega e é preso após três dias foragido

Fernando Sastre Filho, empresário dono de Porsche que matou motorista de aplicativo em acidente de…

56 minutos ago

VÍDEO – Investigado por beijar filha, pastor bolsonarista diz que fez o mesmo com o filho

O pastor bolsonarista Lucinho Barreto, que se tornou alvo de investigação da Polícia Civil após…

1 hora ago

Alagado, aeroporto de Porto Alegre suspende voos; veja VÍDEO

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), foi inundado e suspendeu voos por…

2 horas ago

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas que afetam o RS

A população do Rio Grande do Sul tem sofrido com as fortes chuvas que atingem…

2 horas ago