Prefeitura do Rio declara epidemia de dengue após recorde de internações

Atualizado em 2 de fevereiro de 2024 às 15:06
Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito-da-dengue. Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro declarou estado de epidemia de dengue após recorde de internações pela doença. A capital já registrou 44,2% dos casos notificados em todo o ano passado somente no mês de janeiro de 2024, segundo a gestão municipal.

Em coletiva de imprensa nesta sexta (2), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a cidade teve 362 pessoas internadas somente no mês de janeiro. Segundo sua pasta, o ano de 2023 inteiro registrou 22.959 casos da doença, enquanto o mês de janeiro deste ano teve 10.156 ocorrências.

“A gente sabe que os meses nos quais temos maior incidência dos casos de dengue são os meses de março, abril e início de maio. E a gente vê uma curva ascendente logo no começo do mês de janeiro, aumentando a nossa preocupação”, afirmou Soranz.

Ele aponta que os casos devem crescer até o mês de maio e que as regiões de Campo Grande e Guaratiba são as mais atingidas, enquanto Grande Méier, Grande Tijuca e Santa Cruz têm um número de casos acima da média. “Nos últimos 90 dias, a curva é ascendente. A gente chegou a ter, em um único dia, 569 casos notificados”, prosseguiu.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Daniel Soranz, secretário Municipal de Saúde. Foto: Reprodução

Por conta do número de internações na cidade, a prefeitura anunciou a instalação de dez polos de atendimento de dengue e 150 centros de tratamento e hidratação. Hospitais de referência do município e unidades de atenção primária terão leitos específicos para o atendimento de casos mais graves.

Também foi criado um Centro de Operações de Emergência, com divulgação semanal de boletins sobre a doença, e o uso de 16 carros fumacê em regiões com a maior incidência de casos.

Apesar da crise no município, o estado do Rio registrou 17.544 casos de dengue somente no primeiro mês do ano, número 12 vezes maior do que o registrado no mesmo período em 2023: 1.441. Dos 92 municípios, 14 apresentam taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link