Prerrogativas cobra sanções contra o bolsonarista Wallace por incitar assassinato de Lula

Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 9:45
Jogador de vôlei bolsonarista, Wallace Leandro – Foto: Divulgação / FIVB

Uma notícia de infração desportiva contra o jogador de vôlei bolsonarista Wallace Souza foi enviada pelo grupo Prerrogativas ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei, à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), à Federação Mineira de Voleibol e à presidência do clube Sada Cruzeiro.

O simpatizante do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou, na noite dessa última segunda-feira (30), uma enquete em suas redes sociais incitando um atentado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele perguntou se “alguém daria um tiro de 12 na cara do [presidente] Lula [PT]”.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a notícia de infração afirma que o apoiador do ex-capitão teria estimulado “o assassinato do senhor presidente da República” e que seu ato fere a liberdade de expressão.

“A capacidade comunicativa de quem incentiva atos abomináveis ao convívio social é de ser levada em consideração, ainda mais em casos de influenciadores que atingiram tal status graças ao esporte”, diz o documento. “É de se requerer a sanção condizente à gravidade pela comunidade desportiva”.

O grupo avalia também que a punição do jogador de vôlei se faz necessária para “manter o desporto livre de fomentos de ódio repugnados mundialmente e que ferem os fundamentos da ordem constitucional brasileira”. Além disso, o Prerrogativas pediu ainda que o STJD abra um processo próprio.

Após a repercussão negativa, a diretoria do clube Sada Cruzeiro anunciou o afastamento e a suspensão por tempo indeterminado do bolsonarista na equipe. Wallace também usou as redes sociais para se desculpar pelo episódio: “Jamais tive a intenção de incitar à violência”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link