Prerrogativas reage a proposta golpista de Mourão de ampliar cadeiras no STF: ‘autoritarismo’

Atualizado em 11 de outubro de 2022 às 8:13
Hamilton Mourão, vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul (RS). Foto: Reprodução

O DCM recebeu a seguinte nota:

O grupo Prerrogativas, que congrega juristas, docentes da área do Direito, advogados, advogadas e profissionais das diversas carreiras jurídicas, registra sua veemente manifestação pública diante da gravidade das declarações proferidas pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, sobre a apresentação de proposta de emenda constitucional para elevar o número de ministros do STF:

1. A proposta de aumento do número de ministros do STF dos atuais onze integrantes para 16 representa uma sórdida tentativa de manipular politicamente o funcionamento da mais alta Corte de Justiça de nosso país. Trata-se de uma demonstração de desapreço pelas regras do jogo democrático e de uma ameaça à estabilidade das instituições do sistema de justiça brasileiro.

2. O Poderes Executivo e Legislativo, por mais chancelados que sejam pelo voto popular, devem respeito ao regime de freios e contrapesos previsto na Constituição da República, que assegura incolumidade ao Poder Judiciário, resguardando suas instâncias de atos de ingerência praticados como forma de cerceamento à autonomia judicial.

3. O objetivo confessado do deputado Ricardo Barros e do general Hamilton Mourão, exposto em comentários convergentes feitos posteriormente pelo presidente da República Jair Bolsonaro, consiste em deformar deliberadamente a composição do STF, transformando a nossa Corte Constitucional em uma caixa de ressonância das vontades e caprichos da presidência da República.

4. Essa proposição carrega inspiração autoritária e atenta contra a integridade do Estado de Direito. Aumentar o número de ministros do STF para acomodar aliados incondicionais do bolsonarismo representaria uma reedição de casuísmo idêntico adotado pela ditadura militar, em sua escalada destruidora da democracia nos anos 60 em nosso país.

5. O autoritarismo não tolera a divergência, nem mesmo os limites naturalmente impostos pela convivência entre os Poderes. Daí o surgimento anômalo dessa proposta inconcebível de fraude ao regular funcionamento da jurisdição constitucional em nosso país.

6. Além do repúdio que se impõe diante de tal de desonesta cogitação de emenda constitucional, as declarações mencionadas devem alertar o eleitorado brasileiro para os riscos severos que corre a nossa democracia na hipótese – felizmente remota – de reeleição do atual presidente da República.

7. É hora de união nacional em torno da defesa intransigente e altiva das garantias democráticas conquistadas a duras penas pelo povo brasileiro, sem concessões ao populismo fanatizado da extrema direita, que mobiliza ódios e incompreensões.

8. Num regime democrático, não se deve jamais permitir a manipulação do Poder Judiciário, ao sabor de conveniências políticas, tampouco de interesses de pessoas ou grupos, como desejam abertamente o presidente da República e seus apoiadores.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link