Presidente da Americanas deixa empresa após encontrar rombo de R$ 20 bilhões

Atualizado em 11 de janeiro de 2023 às 21:35
Ex-presidente da Americanas, Sergio Rial. Foto: Reprodução

O presidente da Americanas, Sergio Rial, decidiu deixar a empresa nesta quarta-feira (11) após relatar ter encontrado “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões ligadas à conta de fornecedores. O economista deixa o cargo apenas nove dias após assumir o comando da companhia.

O diretor de Relações com Investidores da empresa, André Covre, também renunciou ao cargo.

“A Americanas S.A. vem comunicar aos seus acionistas e ao mercado em geral que foram detectadas inconsistências em lançamentos contábeis redutores da conta fornecedores realizados em exercícios anteriores, incluindo o exercício de 2022”, informou a empresa.

Entre as inconsistências encontradas, estavam operações de financiamento de compras que não estavam “adequadamente refletidas” nas contas de fornecedores, vistas nas demonstrações financeiras do terceiro trimestre do ano passado.

De acordo com a Americanas, ainda não é possível determinar todos os impactos dessas inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da companhia: “As estimativas acima estão sujeitas a confirmações e ajustes decorrentes da conclusão de trabalhos de apuração e dos trabalhos a serem realizados pelos auditores independentes, após o que será possível determinar adequadamente todos os impactos que tais inconsistências terão nas demonstrações financeiras da companhia”.

O Conselho de Administração nomeou interinamente o diretor de recursos humanos da companhia, João Guerra, para ocupar o cargo de diretor-presidente e diretor de Relações com Investidores.

Segundo a Americanas, o executivo “tem ampla trajetória na companhia nas áreas de tecnologia e recursos humanos, e não envolvido anteriormente na gestão contábil ou financeira.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link