Presidente da Câmara dos EUA pede impeachment de Biden

Atualizado em 13 de setembro de 2023 às 1:58
Joe Biden de perfil, falando em microfone, com bandeira dos EUA ao fundo
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos – Reprodução

O presidente da Câmara dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, vai pedir o impeachment de Joe Biden e está orientando um comitê para abrir um inquérito contra o democrata. Segundo o político, o motivo para o processo contra o mandatário seria os negócios de sua família.

Segundo o deputado republicano, foi descoberta uma “cultura de corrupção” na família de Biden após investigação do Comitê de Supervisão da Câmara. O colegiado analisou uma série de acusações de sonegação fiscal contra Hunter Biden, filho do presidente, antes de sua posse.

“Há alegações de abuso de poder, obstrução e corrupção que merecem uma investigação mais aprofundada por parte da Câmara dos Representantes”, afirmou McCarthy a jornalistas no Capitólio. O partido do presidente da Câmara tem 222 cadeiras na Casa e são necessários 218 votos, dos 435 parlamentares, para que seja aberto um processo de impeachment.

Hunter Biden ao lado de seu pai, Joe Biden, durante um evento em 12 de abril de 2016 em Washington, D.C.
Foto: WFP

Caso o processo seja aprovado na Câmara, ele seguirá para o Senado, onde Biden tem maioria e são necessários 2/3 dos votos para a aprovação. No total, a casa tem 48 senadores democratas, 49 republicanos e 3 independentes aliados ao governo.

Hunter Biden é acusado de sonegar impostos entre 2017 e 2018 e de portar arma ilegalmente enquanto estava sob efeito de drogas. Ele se declarou inocente em julho deste ano após fracasso em acordo com a promotoria americana.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link