Presidente da Suzano defende mobilização de empresários na política: “Caiu a ficha”

Atualizado em 28 de julho de 2022 às 10:19
Presidente da Suzando Papel e Celulose, Walter Schalka
Foto por: Divulgação

O presidente da gigante de papel e celulose Suzano, Walter Schalka, defendeu, em entrevista ao Estadão, o fim da polarização nas eleições e afirmou que finalmente “caiu a ficha” da função de empresários em relação à política. Contra o golpe, ele pediu a “pacificação do Brasil”.

Leia alguns trechos da entrevista abaixo:

Qual é a sua expectativa em relação à eleição presidencial? Deixando claro que esta é minha visão pessoal. Temos de buscar a pacificação do Brasil, a volta da esperança e a reunificação das famílias e de grupos de WhatsApp, em vez da polarização que estamos vivendo. Nesse contexto, é fundamental discutir os problemas reais que o Brasil tem, que são muito sérios. Eles precisam passar por soluções estruturantes. Temos de resolver a questão da educação, que, apesar de universalizada, é de baixa qualidade. Precisamos resolver a desigualdade social e a falta de emprego, assim como a ineficiência administrativa do Estado brasileiro. Temos uma oportunidade na questão ambiental que é tremenda. Precisamos sair da discussão pequena de um contra o outro e construir uma solução pró-Brasil.

Como o sr. vê a questão ambiental no País? O aquecimento global é uma questão indiscutível. (…)

Na minha opinião, isso tem a ver com a redução muito rápida das emissões de carbono, mas também a regeneração. O Brasil tem a maior floresta ambiental do mundo. Se o Brasil chegar aos países do hemisfério norte e propor cobrar bilhões de dólares ao ano pela sua preservação, é muito barato para o mundo.

Além disso, há o problema social da Amazônia, que é seríssimo. Temos todas as condições de fazer negociações de cabeça erguida, para que a preservação da Amazônia se volte a todos os brasileiros, e não aos ilegais que se beneficiam do desmatamento. Essa oportunidade deveria estar no centro da discussão da próxima eleição.

Quanto ao papel do empresário na eleição, é importante que o empresariado se posicione em conjunto, encontrando um meio-termo? Eu nunca vi, na minha experiência pessoal, a mobilização no mundo empresarial que estou vendo neste momento. Parece que caiu a ficha para todo mundo sobre o papel relevante que temos. Nossos votos são iguais aos das demais pessoas. Mas podemos ser líderes de opinião e colocar claramente (nossos posicionamentos) para todos os brasileiros e brasileiras. Isso ficou muito claro.

Falta projeto de país para o Brasil? Estamos à deriva? Há muito tempo, o Brasil não tem planejamento estratégico. Quando um CEO assume uma empresa, a primeira coisa a se fazer é um planejamento estratégico. Quando um presidente é eleito, ele precisa pensar como Estado. Qual é o projeto para o futuro, qual será nossa inserção global e como gerar para o brasileiro uma qualidade de vida adequada? Não podemos ser só um exportador de commodities, como temos nos tornado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link