Presidente da UDR chama Ciro Nogueira de “oportunista”

Atualizado em 5 de outubro de 2025 às 19:57
O ruralista Nabhan Garcia (à direita) ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018 – Marcelo Teixeira/Reuters

O presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Nabhan Garcia, criticou o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o chamou de “oportunista político sem credibilidade”. Ex-secretário de Assuntos Fundiários do governo Bolsonaro, o ruralista disse neste domingo (5) que o parlamentar não tem autorização do ex-presidente para falar em nome da direita ou do agronegócio. Com informações da Folha.

“Eu não vi até agora nenhuma procuração que o Bolsonaro passou para o Ciro Nogueira para ele falar quem pode ser o candidato da direita, o vice… Todo mundo sabe que ele quer ser o vice. Ontem era o Tarcísio. Hoje já é o Tarcísio e o Ratinho. Amanhã pode ser quem, o Lula?”, ironizou Nabhan.

As declarações foram uma resposta à entrevista de Ciro Nogueira ao jornal O Globo, em que o senador afirmou que Bolsonaro já teria escolhido quem o substituirá na disputa presidencial de 2026, apontando os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Jr. (PSD-PR) como os únicos nomes possíveis.

Ciro Nogueira, presidente do PP. Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

O ruralista afirmou que se sente constrangido ao ver Ciro se colocando como porta-voz do ex-presidente, que está preso e incomunicável. “Me sinto mal vendo um cara sem essa qualificação se colocar em uma situação como essa”, declarou.

Nabhan ainda disse que pretende usar sua influência para “alertar o agro” contra o que chamou de “falsos oportunistas” e reforçou que Bolsonaro ainda é o verdadeiro candidato do “agro raiz”. Ele também ironizou os que tentam se associar ao ex-presidente: “Se esses oportunistas começarem a querer fazer graça, daqui a pouco eu vou apoiar o Lula”.

Para o líder da UDR, Ciro Nogueira tenta se reaproximar do bolsonarismo por interesse pessoal. “A minha qualificação para ele é a de oportunista político sem muita credibilidade. De direita ele não é”, concluiu Nabhan.

As declarações de Nogueira incomodaram outro expoente da extrema-direita. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) chamou de “vergonhosas” as declarações do senador.