Presidente de Portugal dá aula de diplomacia. Bolsonaro dá chilique

Atualizado em 2 de julho de 2022 às 9:22
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, é recebido pelo presidente Jair Bolsonaro | Marcos Corrêa/PR

O presidente de Portugal Marcelo Rebelo vai se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O líder português também iria se reunir com o presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL), mas o brasileiro deu um novo chilique e desmarcou o almoço.

A fúria de Bolsonaro é porque Marcelo irá conversar com Lula. O atual chefe do executivo federal não aceita quem dialoga com quem é diferente dele. Se Donald Trump marcar um evento com o petista, é muito provável que o ex-capitão nunca mais queira ver o ex-presidente dos Estados Unidos na sua frente. Típico de quem é mimado e não aceita o contraditório.

O fato de ter desmarcado o encontro com Marcelo repercutiu na mídia brasileira e portuguesa. Ficou feio para Bolsonaro. Ele não demonstrou qualquer tipo de esforço para manter a boa diplomacia. O pior é que nem existia motivo para tamanha revolta.

Rebelo, em conversa com jornalistas, deixou muito claro que não tem qualquer intenção de se envolver na questão política interna do Brasil. Sua vinda ao país sul-americano tem como único objetivo fortalecer os laços portugueses com os brasileiros em temas como economia e meio ambiente.

O português deu uma aula de diplomacia. Deixou claro que está aberto para conversar com qualquer liderança política, independente da sua ideologia política. Ele falará com Lula e Michel Temer. É assim que age em Portugal e não faria diferente na política externa. Como ele próprio disse: o comportamento diplomático é uma tradição na diplomacia portuguesa.

Marcelo comentou que pode se reunir com Bolsonaro em “setembro, outubro ou até mesmo novembro”. Ele chegou a ironizar o brasileiro, afirmando que “ninguém vai morrer” por causa do cancelamento do almoço.

É por essas e outras que a tendência é que o atual presidente brasileiro perca as eleições de outubro. Ninguém aguenta mais os seus chiliques.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link