VÍDEO – Presidente de Portugal ironiza Bolsonaro após cancelamento de reunião: “Ninguém morre”

Atualizado em 1 de julho de 2022 às 22:44
Marcelo Rebelo, presidente de Portugal, e Jair Bolsonaro. Foto Reprodução

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, ficou sabendo que Jair Bolsonaro desmarcou encontro que teriam e ironizou o mandatário brasileiro. O chefe do Executivo desistiu do almoço que teriam na próxima segunda (3) após saber que o líder português se encontraria com Lula no dia anterior.

A notícia chegou a Rebelo enquanto embarcava para o país na noite desta sexta (1). Ao ficar sabendo, ele disse que “quem convida para almoçar é que decide se quer almoçar ou não”.

“Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. Se não é possível, ninguém morre”, disse ele.

Ele diz que compreende a desistência e respeita a decisão do chefe do Executivo.

“Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação… Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal”, aponta.

O presidente português ainda disse que o compromisso com Lula é uma reunião com o ex-presidente e não com o pré-candidato. Rebelo aponta que a eleição é uma questão “da soberania brasileira” e não será pauta do encontro.

Ele também tem agenda com Michel Temer e tentará uma reunião com Fernando Henrique Cardoso. “São personalidades que marcaram muito as relações entre Portugal e Brasil”, avalia.

Confira o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link