Presidente do PDT diz que Ciro pode não apoiar Lula no 2º turno

Atualizado em 27 de maio de 2022 às 14:46
Presidente do PDT
Ciro Gomes e Carlos Lupi
Foto: Reprodução

O presidente do PDT, Carlos Lupi, afirma que a pressão dos petistas para que Ciro Gomes (PDT) retire sua pré-candidatura presidencial para aumentar as chances de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno só vai piorar a relação entre as siglas e pode atrapalhar o apoio ao ex-presidente em um eventual segundo turno, segundo o Painel da Folha de S.Paulo.

Lupi diz estar mais irritado que Ciro com a insistência para a interrupção do projeto federal da sigla.

“A cada dia que o PT insiste em falar para a gente desistir, a cada dia a gente vai insistir mais. Porque isso é um desrespeito à instituição. Partido político não pode ser controlado nem por pesquisa nem por pessoas de outro partido”, diz a Folha.

“Nós somos osso duro de roer (…) não funciona pressão com a gente. Quanto mais pressiona, mais a gente vai ficar firme no processo. É uma ação que acaba revertendo contra eles”, continua.

“Então vou dizer que o PT tem que desistir do Lula? É ridículo. Como é que outro partido vai dizer o que você tem que fazer? Aí inviabiliza até a possibilidade de segundo turno”, afirma o presidente do PDT. “Muita gente pode ir para o voto nulo, voto de protesto, não votar. É muito perigoso esse comportamento do PT. A cada ação dessa vai piorar nossa relação”.

O levantamento feito pelo Datafolha e divulgado na quinta-feira (26) mostrou que Ciro tem 7% das intenções de voto no primeiro turno. Lula lidera com 48%, seguido por Bolsonaro, com 27%. O ex-presidente venceria a eleição no primeiro turno se o pleito fosse hoje, com 54% dos votos válidos, contra 30% do atual presidente.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link