Pressão, Covid e tombos: os momentos que destruíram a campanha de Biden à reeleição

Atualizado em 22 de julho de 2024 às 6:29
O presidente dos EUA Joe Biden – Foto: Reprodução

O anúncio de que Joe Biden desistiu de sua candidatura à reeleição, no domingo (21), não surpreendeu o mundo político. Nos últimos meses, a pressão para que ele fosse substituído aumentou, com até mesmo aliados pedindo que o chefe de estado desse espaço para outro candidato democrata.

Apesar de um histórico de gafes, em que confundia nomes e datas desde a época em que era vice-presidente de Barack Obama, a frequência desses episódios nos últimos anos aumentou as preocupações com sua idade. Hoje com 81 anos, Biden foi o presidente mais velho a assumir o cargo, em 2021, aos 78.

Críticas a candidatura de Biden

Embora um médico da Casa Branca o tenha declarado “apto para exercer suas funções” no início de 2024, as críticas e preocupações persistiram. Os sinais de envelhecimento tornaram-se mais evidentes, incluindo uma voz mais suave, lapsos de memória e maior dificuldade para andar, atribuídos em parte à artrite.

Apesar da pressão, Biden defendeu seu desejo de concorrer contra Donald Trump até o último momento. No entanto, as pesquisas não indicavam uma segunda vitória em 2024, com Biden ficando cerca de 4 pontos atrás do candidato republicano.

No anúncio de sua desistência, Biden postou no X uma foto ao lado da vice-presidente Kamala Harris, dizendo que “oferece total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata do nosso partido este ano”. Em 2020, Biden havia sido apresentado como o candidato com maiores chances contra Trump, mas a popularidade de Kamala Harris nunca deslanchou ao longo do mandato.

Relação com Obama

Relatos de bastidores indicam que até Barack Obama, amigo próximo de Biden, estava preocupado com as chances de reeleição. A pressão aumentou após Biden, de 81 anos, contrair covid-19 em 17 de julho, intensificando preocupações com sua saúde. Grandes doadores começaram a abandonar a campanha, e o apoio financeiro caiu drasticamente.

O presidente Joe Biden e o ex-presidente Barack Obama – Foto: Reprodução

Gafes

Além das críticas e questões políticas, Biden, desde sua posse em 2021, colecionou gafes e quedas. Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra os momentos que  contribuíram para o fim da carreira política do chefe de estado.

Anúncio de desistência

No anúncio de sua desistência, Biden afirmou que é “do melhor interesse do meu partido e do país” e expressou apoio a Kamala Harris como sua substituta na corrida presidencial. Em uma carta postada nas redes sociais, Biden agradeceu ao povo americano pela fé e confiança nele depositadas, destacando que serviu como presidente com a maior honra de sua vida.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

 Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link