“Prévia do PIB” projeta crescimento de 0,6% em janeiro

Atualizado em 18 de março de 2024 às 11:30
Cédulas de 200 Reais. (Foto: Reprodução)

A “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), chamada Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, apontou um crescimento de 0,6% em janeiro em relação ao mês anterior. A informação foi divulgada pela instituição nesta segunda-feira (18).

Esse cálculo considera o ajuste sazonal, uma técnica utilizada para comparar períodos diferentes. Segundo dados do BC, esse foi o quinto mês consecutivo de expansão da atividade econômica.

Comparando com janeiro do ano passado, o indicador registrou um aumento de 3,45%, conforme informou o Banco Central. Em um período de 12 meses até janeiro, apresentou um crescimento de 2,47%.

O PIB é uma medida que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, sendo utilizado para avaliar a evolução da economia.

Se o PIB cresce, significa que a economia está se expandindo e produzindo mais. Por outro lado, se o PIB diminui, indica que a economia está encolhendo, com menos consumo e investimento total.

Edifício do Banco Central. (Foto: Reprodução)

Entretanto, é importante destacar que nem sempre o crescimento do PIB reflete o bem-estar social.

Para este ano, o mercado financeiro estima um aumento de 1,78% para o PIB, com uma desaceleração em relação ao ano anterior. Já para 2025, a expectativa é de um crescimento de 2%.

O IBC-Br do BC é utilizado como uma ferramenta para tentar antecipar o resultado do PIB. No entanto, os resultados nem sempre se mostraram próximos aos dados oficiais divulgados pelo IBGE.

O cálculo do PIB, divulgado pelo IBGE, e do IBC-Br possuem algumas diferenças. Enquanto o indicador do BC incorpora estimativas para diversos setores, o PIB do IBGE considera também o lado da demanda.

O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo BC para determinar a taxa básica de juros do país. Com um menor crescimento da economia, teoricamente, haveria menos pressão inflacionária. No fim de janeiro, a taxa foi reduzida para 11,25% ao ano pela quinta vez consecutiva.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link