Primavera dos Livros acontece em São Paulo com o tema “Territórios da Bibliodiversidade”

Atualizado em 24 de março de 2023 às 22:51

Primavera dos Livros acontece em São Paulo com o tema “Territórios da Bibliodiversidade”

 

Evento promovido pela LIBRE tem programação que discutirá temas ligados à política do livro, formação profissional, literatura e não ficção e terá como sede o Galpão do MST.

Entre os dias 23 e 26 de março ocorre, em São Paulo, a Primavera dos Livros 2023, com a presença de editores, escritores e leitores de diferentes partes do Brasil. A programação é gratuita e conta com rodas de conversa sobre política do livro, formação profissional, literatura e temas atuais de não ficção, além de entrevistas com autores e autoras. Pela primeira vez, a sede será o Galpão do MST, localizado próximo ao Metrô Marechal Deodoro.

Com o tema Territórios da Bibliodiversidade, o evento contará com mais de 70 editoras independentes com mais de 20 mil títulos em exposição, lançamentos diários e programação cultural intensa para leitores, professores, escritores, profissionais do livro, editores e público em geral e vai discutir também a inclusão no mercado editorial, os modelos de negócio do livro e as oportunidades que se abrem com o novo Governo Federal.

A abertura do evento ocorreu na quinta-feira (23), com o Território Editorial, voltado aos editores, com quatro mesas que falaram das questões vinculadas ao mercado, especialmente as públicas, como compras de governos, acervo de bibliotecas e festas literárias.

De sexta-feira (24) a domingo (26) está ocorrendo o Território Literário, com mesas sobre literatura, autoria, publicações, fomento, mercado e lançamento de livros.

À noite, no Território Autoral, entrevistas com autores e autoras convidadas encerram a programação de sexta a domingo.

De acordo com a vice-presidente da LIBRE e editora da Jandaíra, Lizandra Magon de Almeida, o evento busca apresentar a diversidade editorial brasileira. “Teremos um rico calendário de atividades culturais, com a participação de toda cadeia do livro, educadores, mediadores de leitura, bibliotecários, críticos literários, livreiros, distribuidores, e público-leitor. Vamos fortalecer a economia da cultura, a produção e a sua diversidade pela criação de oportunidades e de uma ação criativa que não se restrinja apenas à venda dos livros, mas dê ao leitor a possibilidade de ver livros que não são encontrados nas grandes redes de livraria”, disse.

Montagem da feira Primavera dos Livros, no Galpão do MST. Foto: Jéssica Balbino

Sobre a Primavera dos Livros

A Primavera dos Livros nasce em 2002 como uma feira de livros carioca e chega em 2023 como um guarda-chuva de eventos de promoção do mercado editoral independente, do livro e da leitura, sempre com entrada e programação cultural gratuitas. São eventos realizados em diversas cidades e com objetivo de se interiorizar pelo Brasil afora.

Mais de 30 Primaveras dos Livros já foram realizadas em Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Em São Paulo, o evento faz parte do calendário cultural da cidade desde 2004. Já foram realizadas edições no Centro Cultural São Paulo, na Biblioteca Mario de Andrade e em outros pontos da cidade.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link