Primeira-dama da Turquia pede apoio de Janja pelo fim da guerra em Gaza: “Enorme carnificina”

Atualizado em 10 de novembro de 2023 às 12:09
A primeira-dama da Turquia, Emine Erdogan. (Foto: Reprodução)

A primeira-dama da Turquia, Emine Erdogan, fez um apelo veemente à presidência do Brasil, buscando apoio contra o que ela descreve como uma “carnificina” em Gaza, caracterizando as violações ao direito internacional como algo não visto desde a “segunda guerra mundial”.

Em um documento divulgado pelo Globo, Emine enviou um pedido ao gabinete da primeira-dama brasileira, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja.

O pedido inclui a solicitação de uma reunião abrangente para discutir um cessar-fogo humanitário na próxima quarta-feira (15). Janja e Emine estão programadas para conversar por telefone nesta sexta-feira às 11h.

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva. (Foto: Reprodução)

“Durante semanas, uma enorme carnificina vem ocorrendo nos territórios palestinos diante dos olhos do mundo”, escreveu Emine. Ela afirma que civis estão sendo bombardeados, inclusive, com armas químicas, o que Israel nega enfaticamente.

O governo israelense justifica a ofensiva, argumentando que membros do Hamas estão misturados entre civis em Gaza, inclusive em hospitais e campos de refugiados.

O grupo realizou um ataque no dia 7 de outubro contra civis israelenses e de outras nacionalidades, resultando em mais de mil vítimas com armas e bombas.

Desde então, Israel prometeu uma resposta implacável, continuando a executá-la – o conflito já causou mais de 11 mil vítimas entre israelenses e palestinos.

A situação também reacendeu uma onda de antissemitismo, inclusive no Brasil. Segundo o vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Daniel Bialsky, o número de atos antissemitas aumentou mais de 1000% no último mês durante a guerra.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link