Uma pesquisa presidencial da Ipsos/Reuters divulgada na terça-feira (16) indica que o ex-presidente Donald Trump e o presidente Joe Biden estão empatados dentro da margem de erro. O republicano conta com 43% das intenções de voto, enquanto o democrata aparece com 41%.
O levantamento da Ipsos foi realizado entre os dias 14 e 16 de julho, com 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O estudo é o primeiro conduzido pelo instituto após o atentado contra Trump, ocorrido no sábado (13), na Pensilvania, durante comício. Segundo a agência Reuters, os números sugerem que a tentativa de assassinato do ex-mandatário “não causou grande mudança no sentimento do eleitor”.
BREAKING: 🇺🇸 Former President Donald Trump shot at rally. pic.twitter.com/SnQe62Vu4d
— Watcher.Guru (@WatcherGuru) July 13, 2024
A pesquisa também revelou que quatro em cada cinco norte-americanos temem que os EUA estejam saindo do controle após o atentado contra Trump. De acordo com a pesquisa, 84% dos eleitores estão preocupados com possíveis atos de violência após a eleição.
Além disso, 5% dos entrevistados afirmaram que consideram aceitável cometer violência para alcançar um objetivo político. Entre os republicanos registrados para votar, 65% acreditam que Trump é favorecido pelo poder divino, comparado a 11% entre os democratas.
Outros levantamentos
Outras duas pesquisas realizadas após o atentado também mostram uma ligeira vantagem para Trump. Na pesquisa da Morning Consult, Trump tem 46% contra 45% de Biden. Já no levantamento da 3W Insights, encomendado pelo Partido Democrata, Trump tem vantagem de 47% a 43%.
Uma média das pesquisas mais recentes, feita pelo jornal “The New York Times”, aponta que Trump tem 47% das intenções de voto, enquanto Biden tem 45%.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link