Primeira pesquisa após atentado aponta empate entre Biden e Trump

Atualizado em 17 de julho de 2024 às 21:43
Donald Trump e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Gerald Herbert/AP Photo

Uma pesquisa da Ipsos/Reuters divulgada na quarta-feira (17) aponta que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e Donald Trump estão empatados dentro da margem de erro. Segundo o levantamento, o republicano tem 43% das intenções de voto, enquanto o democrata aparece com 41%.

A pesquisa, realizada entre os dias 14 e 16 de julho, ouviu 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Este foi o primeiro levantamento do instituto após o atentado contra Trump em Butler, na Pensilvânia. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 1º e 2 de julho, ambos os candidatos estavam empatados com 40%.

Trump teve um leve crescimento de dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, enquanto Biden subiu um ponto percentual.

De acordo com a Reuters, os números sugerem que a tentativa de atentado contra Trump “não causaram grande mudança no sentimento do eleitor”.

A pesquisa também revelou que 84% dos eleitores estão preocupados com atos de violência após a eleição, e 5% acham aceitável usar violência para alcançar objetivos políticos. Entre os republicanos registrados para votar, 65% acreditam que Trump conta com favor divino, enquanto entre os democratas esse índice é de 11%.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link