Uma pesquisa da Ipsos/Reuters divulgada na quarta-feira (17) aponta que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e Donald Trump estão empatados dentro da margem de erro. Segundo o levantamento, o republicano tem 43% das intenções de voto, enquanto o democrata aparece com 41%.
A pesquisa, realizada entre os dias 14 e 16 de julho, ouviu 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Este foi o primeiro levantamento do instituto após o atentado contra Trump em Butler, na Pensilvânia. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 1º e 2 de julho, ambos os candidatos estavam empatados com 40%.
Trump teve um leve crescimento de dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, enquanto Biden subiu um ponto percentual.
De acordo com a Reuters, os números sugerem que a tentativa de atentado contra Trump “não causaram grande mudança no sentimento do eleitor”.
A pesquisa também revelou que 84% dos eleitores estão preocupados com atos de violência após a eleição, e 5% acham aceitável usar violência para alcançar objetivos políticos. Entre os republicanos registrados para votar, 65% acreditam que Trump conta com favor divino, enquanto entre os democratas esse índice é de 11%.