Principal cotado para assumir Secretaria de Segurança com Tarcísio é contratado e doador de sua campanha

Atualizado em 24 de outubro de 2022 às 21:14
Na imagem, à esquerda, o ex-assessor de Bolsonaro Vicente Santini, exonerado por usar avião da FAB para fins particulares. À direita, Nelson Santini, dono de empresa de segurança particular, irmão de Vicente, contratado e doador da campanha de Tarcísio de Freitas (Crédito: divulgação)

A campanha do candidato a governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) contratou a empresa de segurança do irmão de um ex-assessor do presidente Jair Bolsonaro (PL), José Vicente Santini, demitido do cargo após fazer utilização privada e ilegal de uma aeronave da Força Aérea Brasileira. A Campseg Vigilância e Segurança Patrimonial pertence e é presidida por Nelson Santini Neto. O contrato da empresa com a campanha de Tarcísio é de mais de R$ 68 mil.

Nelson Santini é, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o nome que deverá assumir a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, caso Tarcísio venha a ser eleito.

Além da Campseg, Santini também é dono da AutoDefesa Brasil, outra empresa de segurança privada, as duas em sociedade com Arnaldo Costa Vargas. Foi a pessoa física de Vargas a utilizada para doar para a campanha de Tarcísio, de acordo com a prestação de contas feitas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O valor: R$ 200 mil. Veja, abaixo, o registro na Justiça Eleitoral da doação do sócio de Santini, e, logo abaixo, os valores gastos por Tarcísio para pagar a empresa de seu candidato a Secretário de Segurança de São Paulo.

Crédito: TSE
Crédito: TSE

Tudo em família

José Vicente foi secretário-executivo da Casa Civil até janeiro de 2020. Foi demitido naquele mês pelo próprio presidente porque usou um avião da FAB para viajar da Suíça à Índia. Apenas para, meses depois, ser nomeado pelo então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) para um cargo em seu gabinete.

Finalmente,  em 2021, José Vicente foi nomeado pelo próprio Bolsonaro como secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência.

José Vicente Santini e Nelson Santini Neto são filhos do general do Exército Nelson Santini Júnior, morto em 2015. Bolsonaro era amigo do general Santini. Os dois teriam se conhecido na Escola de Artilharia do Exército, no Rio de Janeiro,  na década de 70.

Nelson Santini Neto é oficial da reserva da PM-SP (Polícia Militar de São Paulo). Integrou o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), onde foi comandado pelo então coronel Telhada, hoje deputado estadual pelo PP.

Tenente Santini foi vereador em Campinas entre 2016 e 2020, filiado ao PSD, partido que hoje compõe a coligação formada em torno de Tarcísio. Como parlamentar, ele militou por pautas do bolsonarismo como a “Escola sem Partido”. Foi, inclusive, autor de um projeto de lei para proibir a “doutrinação política” em escolas. Em audiência pública, sugeriu que todos os moradores de rua e viciados em drogas fossem presos.

Esse tipo de atuação na Câmara aproximou ainda mais Bolsonaro dos Santini. Tenente Santini cogitou candidatar-se à prefeitura de Campinas com o apoio do presidente – depois desistiu. Atuou diretamente pela criação do Aliança Brasil, partido idealizado por Bolsonaro em 2019, mas que nunca saiu do papel.

Tenente Santini é um “bolsonarista raiz”. Em suas redes sociais, posta mensagens chamando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ladrão e exaltando o presidente. Posta, inclusive, vídeos de atos realizados em Campinas em prol de Bolsonaro.

Paralelamente a isso, atua como empresário do ramo de segurança. Fundou a Campseg em 2007. A empresa expandiu-se para o ramo de serviços de limpeza e manutenção. Ganhou também um braço de serviços de monitoramento eletrônico de patrimônio.

A Campseg, contudo, é especialista em segurança de prédio, galpões, fábricas, mercados, etc. Não consta do site da empresa o serviço de segurança pessoal.

Nenhuma outra campanha eleitoral deste ano contratou a Campseg. Só a de Tarcísio.  Em 2018, por sua vez, a Campseg fez segurança de graça para Michelle Bolsonaro, esposa do presidente da República.