
O pastor Silas Malafaia afirmou neste sábado (22) que a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL) é uma “cortina de fumaça” para o escândalo do Banco Master e criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em vídeo divulgado na manhã de hoje, o pastor chamou de “conversa fiada” o argumento usado pelo magistrado para justificar a detenção do ex-presidente. Ele disse ser absurdo considerar que Bolsonaro poderia fugir e acusou Moraes de usar o caso para encobrir o escândalo financeiro que levou à prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Master.
“Esse cara é mais maquiavélico do que vocês pensam. Ele está desviando o foco da roubalheira do Banco Master, que roubou mais de R$ 12 bilhões, cuja mulher e filho (de Moraes) são advogados. E um monte de gente grande de Brasília envolvida”, afirmou.
O bolsonarista ainda intensificou as críticas ao inquérito conduzido pelo STF. “Que conversa fiada é essa? Isso é uma vergonha. É uma mancha para o Judiciário essa farsa desse inquérito”, disse. Malafaia classificou a prisão de Bolsonaro como “maldade, covardia e injustiça”.
O escândalo mencionado por Malafaia levou à prisão de Vorcaro no início da semana. Segundo investigações da Polícia Federal, o banco teria vendido carteiras de crédito falsas ao BRB em uma fraude estimada em R$ 12,2 bilhões. O banco público teria pagado por créditos pelos quais não receberia retorno.
Ver essa foto no Instagram
Prisão preventiva de Bolsonaro
A detenção não está ligada à condenação de 27 anos e três meses pela tentativa de golpe, que ainda aguarda o esgotamento dos recursos. Quando isso ocorrer, a execução da pena deverá começar em regime fechado.
Mesmo condenado no mesmo julgamento que outros integrantes do núcleo central da trama golpista, Bolsonaro foi o único a receber ordem de prisão preventiva. Os demais seguem em liberdade enquanto aguardam os próximos desdobramentos.