Prisões e pedido de internação: Conheça o bolsonarista que assassinou petista no MT

Atualizado em 10 de setembro de 2022 às 9:26
Bolsonarista que matou eleitor de Lula a facadas no MT – Foto: Reprodução/UOL

O bolsonarista Rafael Silva de Oliveira matou com golpes de faca e machado Benedito Cardoso dos Santos, apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após uma discussão sobre política em Confresa (MT), cidade a 1 mil km de Cuiabá.

Eles trabalhavam juntos em uma chácara e brigaram na noite de quarta (7), mas o corpo só foi encontrado no dia seguinte. O apoiador do presidente Jair Bolsonaro, que confessou o assassinato, é conhecido na delegacia de sua cidade pelo envolvimento em diversos crimes.

Rafael tinha poucos amigos. Apesar de só ter a irmã, que mora em Cuiabá, os dois mantém uma relação distante. Em suas eventuais prisões, o simpatizante do atual governo disse que não gostaria de avisar para ninguém que estava preso e que não tinha advogado. Com informações do UOL.

Preso preventivamente por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e meio cruel, o assassino tem antecedentes criminais por tentativa de latrocínio e estelionato. Mesmo antes de praticar tais crimes, em abril de 2019, a irmã de Rafael foi até a Justiça de Mato Grosso, solicitar internação compulsória, apresentando laudos indicando que o irmão sofre de transtornos mentais, como esquizofrenia, e apresentava quadros de surto psicótico grave, com delírio e ideias homicidas.

Feito pela Defensoria Pública de Mato Grosso na época, no documento, os médicos afirmaram que era o caso de internação com urgência, uma vez que Rafael colocava em risco sua vida e de outras pessoas. Por falta de dinheiro, a família pediu internação gratuita. No entanto, em 2020 quando a sentença foi emitida, a Justiça indeferiu o pedido, alegando que seria a melhor opção devido ao novo coronavírus.

Em setembro de 2020, meses depois se sua irmã entrar com o pedido de internação compulsória, Rafael foi acusado de tentativa de latrocínio, em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Na ocasião, ele abordou um taxista, anunciou o roubo e depois desferiu golpes de faca no rosto, na cabeça e no braço direito da vítima. Após fugir, ele alegou legitima defesa. O Ministério Público aceitou a denúncia, mas ele nunca chegou a ser preso porque não foi encontrado pela Justiça.

Em março de 2022, Rafael foi preso novamente no centro de Confresa por estelionato e falsificação de documento. Na época, ele aplicou diversos golpes em uma lanchonete, com comprovantes falsos de depósitos por Pix. No entanto, ele foi solto no mesmo dia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link