Privatização da Eletrobras é aprovada pelo TCU

Atualizado em 18 de maio de 2022 às 18:45
Eletrobras
Eletrobras está na mira das privatizações. Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) formou maioria nesta quarta-feira (18) para aprovar a privatização da Eletrobras. Apenas o ministro Vital do Regô votou contra a operação de venda do controle da estatal de energia. Isso significa que o governo federal poderá lançar edital para que as ações da companhia sejam vendidas.

O TCU fez a última etapa de avaliação da privatização. Neste caso, os magistrados analisaram o modelo e o valor para a venda de ações da companhia na Bolsa de Valores.

Em fevereiro, o tribunal tinha aprovado a primeira etapa, que se chama “bônus de outorga”, que está relacionada aos valores a serem pagos pela companhia ao governo pela renovação de contratos de 22 hidrelétricas.

Vital do Rêgo criticou o processo de privatização e aos cálculos dos valores. Ele declarou que o governo estava entregando a estatal para o setor privado a “preço de banana”. Ele tentou adiar a decisão, mas não obteve sucesso.

Essa é uma vitória do governo Jair Bolsonaro (PL). No entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que trabalhará para evitar que a privatização saia do papel.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link