Privatizações, desregulamentação e fim de direitos: Milei anuncia seu plano econômico

Atualizado em 20 de dezembro de 2023 às 22:24
Javier Milei e sua equipe ministerial, durante pronunciamento na Casa Rosada. Foto: Reprodução

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou na noite desta quarta-feira (20) um Decreto de Necessidade de Urgência, que visa estabelecer as bases para a implementação de um novo plano econômico no país.

O decreto engloba a revogação de ao menos 30 leis. O pronunciamento foi realizado por meio de um vídeo gravado na Sala Branca da Casa Rosada, onde o líder argentino estava acompanhado por seus ministros.

“Argentinos, hoje é um dia histórico para o nosso país, depois de décadas de fracasso, empobrecimento e anomalias”, disse o mandatário anarcocapitalista.

Entre as mudanças, Milei anunciou a revogação da Lei do Aluguel, que teria como objetivo “simplificar” o mercado imobiliário. Além disso, o político revogou leis que regulamentavam o abastecimento de produtos alimentícios e preços de produtos no comércio.

Milei também determinou o fim da lei que impedia privatizações e preparava estatais para serem vendidas ao setor privado.

O presidente afirmou que eliminará os limites às exportações, autorizando medidas para flexibilizar as regulamentações. Milei prometeu abordar as causas do déficit fiscal e colocar a Argentina no caminho para se tornar novamente uma “potência mundial”.

“Estamos fazendo o máximo para tentar diminuir a crise que herdamos. Elaboramos um plano de estabilização de choque; uma política cambial e monetária que inclua o saneamento do Banco Central”, declarou.

O anúncio do decreto estava programado para o meio-dia, mas foi adiado devido aos protestos contra o líder argentino em Buenos Aires. Milei afirmou que este é apenas o primeiro passo e que nos próximos dias convocará sessões extraordinárias do Congresso Nacional, enviando um pacote de leis para colaboração no avanço desse processo de mudança.

Veja o vídeo:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link