Destaques

Procurador bolsonarista “requisita informações” à Sociedade Brasileira de Infectologia

 

Ailton Benedito

O procurador bolsonarista Ailton Benedito, que em agosto tentou obrigar o SUS a oferecer cloroquina a pacientes de covid-19, solicitou informações à Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) acerca de uma publicação com recomendações sobre como se prevenir contra a doença.

Em seu despacho, Benedito pede cópias dos documentos oficiais que embasam o posicionamento da SBI, além de estudos clínicos sobre o uso de analgésicos em pacientes que contraíram a covid-19 e estudos clínicos que desaconselham qualquer tratamento farmacológico para o vírus. Foi dado o prazo de cinco dias para que a associação se manifeste.

Segundo o infectologista Marcos Caseiro, que integra a SBI, o documento enviado por Benedito “põe em cheque a conduta de todos os médicos infectologistas do Brasil”.

O doutor crê que o bolsonarista tenta fazer “um tipo de intimidação”. Ele afirma que é “absurdo” um procurador interrogar uma sociedade que representa todos os infectologistas do país.

Leia na íntegra a nota da Procuradoria da República em Goiás:

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás requisitou, nesta quarta-feira (9), informações à Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) acerca da publicação “Atualizações e Recomendações sobre a Covid-19 – elaborada em 09/12/2020”. O objetivo da medida é conhecer os estudos clínicos que embasaram as recomendações divulgadas pela entidade.

No documento a SBI tece considerações sobre diagnóstico e evolução dos pacientes, tratamento precoce nos primeiros dias de sintomas, isolamento respiratório, reinfecção pelo SARS-CoV-2, medidas de prevenção, vacinas contra a covid-19, entre outros pontos.

No ofício encaminhado ao presidente da SBI, o procurador da República Ailton Benedito requisita cópias dos documentos oficiais que sustentam a atribuição de posicionamento da SBI a diversos órgãos e entidades; dos estudos clínicos randomizados que amparam o uso de analgésicos e antitérmicos em pacientes infectados pela covid-19; e dos estudos clínicos randomizados que recomendam nenhum tratamento farmacológico para covid-19, especialmente com os medicamentos indicados na publicação.

Além disso, que informe se tem conhecimento das orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde, especialmente quanto ao manuseio medicamentoso apontado na Nota Informativa nº 17/2020 e, em caso positivo, que esclareça se os estudos científicos que a embasam não têm valor científico para a SBI. Por fim, requisitou declaração de ausência de conflito de interesse do seu presidente e diretores em consequência de relacionamento com empresas que estão desenvolvendo, produzindo ou comercializando medicamentos, vacinas, insumos, equipamentos etc. destinados ao enfrentamento da pandemia da covid-19.

A SBI tem o prazo de cinco dias para enviar as informações ao MPF (Inquérito civil nº 1.18.000.000947/2020-82).

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

As afinidades e dívidas de Eduardo Leite com extrema direita. Por Moisés Mendes

Eduardo Leite é um avatar produzido como imitação de Aécio Neves por um programa experimental…

33 minutos ago

Às vésperas de possível extradição, Lula pede liberdade de Assange

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir neste domingo (19) a libertação…

1 hora ago

Espanha convoca embaixadora da Argentina e exige desculpas de Milei

O governo espanhol anunciou a convocação da embaixadora espanhola na Argentina para consultas, após o…

1 hora ago

Helicóptero de presidente do Irã que caiu é localizado; vida de líder corre risco

O helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, foi localizado após sofrer acidente e cair…

2 horas ago

Homens ganham até 4 vezes mais que mulheres na mesma função

No mercado de trabalho brasileiro, os dados revelam uma disparidade significativa nos salários entre homens…

2 horas ago

Criado há 12 anos, Fundo Nacional para Calamidades nunca funcionou

O Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), criado em 1969, nunca…

4 horas ago