Procuradores de todo Brasil pedem à PGR que investigue Bolsonaro por ataques ao TSE

Atualizado em 19 de julho de 2022 às 19:20
Jair Bolsonaro olhando para o lado com expressão séria
Procuradores pedem investigação contra Bolsonaro após encontro com embaixadores
Foto: Reprodução

Procuradores dos Direitos dos Cidadãos do Ministério Público Federal, de todos os estados e do Distrito Federal, assinaram nesta terça-feira (19) uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos ataques infundados às urnas eletrônicas durante reunião com embaixadores.

O documento foi enviado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e acusa Bolsonaro de proferir mentiras contra o Poder Judiciário e a democracia.

Os procuradores lembraram que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que ataques ao sistema eleitoral brasileiro não são protegidos pela liberdade de expressão e podem ser punidos pelo tribunal.

“A conduta do Presidente da República afronta e avilta a liberdade democrática, com claro propósito de desestabilizar e desacreditar o processo e as instituições eleitorais e, nesse contexto, encerra, em tese, a prática de ilícitos eleitorais decorrentes do abuso de poder”, diz a notícia-crime apresentada pelos procuradores.

Na segunda-feira (18), Bolsonaro fez acusações de fraudes nas urnas sem apresentar provas e criticou os ministros Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes, do TSE.

No documento enviado à PGR é pedido para que Aras, por meio da Procuradoria-Geral Eleitoral, atue seguindo “sua missão constitucional de proteção da democracia”. A decisão de abertura ou não de uma apuração contra Bolsonaro cabe à equipe do procurador-geral da República.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link