Conflito entre Ucrânia e Rússia afeta produção de carros, aviões e grãos

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 22:15
Conflito entre Ucrânia e Rússia afeta produção de alimentos. Foto de tanquesucranianos em uma rua da cidade de Kiev.
Países são importantes reservas de metais e gases nobres. Foto: Daniel Leal/AFP

A Guerra entre Rússia e Ucrânia encerra o risco de interromper a exportação de matérias-primas e romper as cadeias de abastecimento. Empresas multinacionais com sede na região se preparam para as consequências. Fabricação de carros, grãos como trigo e aviões podem ser diretamente afetados.

Embora a Rússia seja mais conhecida pelas exportações de petróleo e gás, assim como a Ucrânia, as duas nações são fornecedoras mundiais de grãos e respondem por cerca de um terço das exportações de trigo, por exemplo.

A Rússia também é uma importante produtora de materiais utilizados na fabricação de aviões, como titânio, paládio e alumínio. Na indústria de energia, o aumento foi de 50%, indo para 125 euros por megawatt-hora.

Além disso, a Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, o que gira em torno de 10 milhões de barris por dia de cru.

Leia mais:

1 – Por que Chernobyl é importante na guerra entre Rússia e Ucrânia

 

2 – Conflito na Ucrânia pode encarecer pão francês no Brasil

 

3 – VÍDEO: Bolsonaro esculacha Mourão por fala sobre Ucrânia: “Decisão é minha”

Além da Rússia, Ucrânia é grande detentora de matérias-primas

A Ucrânia, junto com a Rússia, são as principais fontes dos gases químicos C4F6 e neon, utilizados na produção de semicondutores. O vizinho da Rússia também é um dos maiores fornecedores de vários gases nobres utilizados na fabricação de chips, especialmente o neon, que é usado em lasers que gravam funções dos chips.

Empresas se preparam, então, para consequências das sanções econômicas impostas pelo Ocidente, além de possíveis retaliações da Rússia a empresas de países ocidentais.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link