Professor da GV é perseguido após pedir isonomia entre Israel e Hamas à Folha

Atualizado em 17 de outubro de 2023 às 22:00
Salem Nasser, professor de direito internacional da GV. Reprodução

Salem Nasser, professor de Direito Internacional da FGV, publicou um artigo na Folha de S.Paulo em 10 de outubro com o título “Guerra, terror e ultraje seletivo”, no qual defendeu que o jornal deveria tratar Israel da mesma forma que optou por tratar o Hamas, considerando Israel como uma entidade terrorista.

Uma petição foi criada na plataforma “Change.org” para repudiar a instituição de ensino devido a esse texto. O documento alega que ele “promove o ódio, apoia e justifica atos terroristas”.

De acordo com o abaixo-assinado, Nasser teria violado o Código de Ética e Conduta da instituição, e as “medidas apropriadas” deveriam ser tomadas, em clara tentativa de intimidação do profissional de ensino.

Em resposta, foi criada na mesma plataforma uma moção de apoio ao intelectual, intitulada “Pela liberdade acadêmica e em defesa do Prof. Salem Nasser”.

Em sua defesa, ela sustenta que é absolutamente inaceitável afirmar que o texto do Professor Salem “promove o ódio, apoia e justifica atos terroristas” e que em momento algum o Professor Salem Nasser dá a entender que a opinião que emite no artigo seria “o posicionamento da instituição”, tratando-se “de uma leitura crítica e pessoal de um intelectual e livre pensador”.

O apoio ao acadêmico pode ser expressado aqui.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link