Professor da USP que se candidatou pelo PSL diz que Greta “precisa de tratamento psiquiátrico urgente”

Atualizado em 27 de setembro de 2019 às 8:56
Ricardo foi candidato a deputado federal pelo PSL, em 2018.

PUBLICADO NO DIRETO DA CIÊNCIA

POR MAURÍCIO TUFFANI

A jovem ativista sueca Greta Thunberg tem conseguido arrebatar corações e mentes já há algum tempo na mobilização por ações políticas urgentes para enfrentar as alterações climática. Nesta semana, devido à sua atuação contundente nas Nações Unidas, tanto na Cúpula pela Ação Climática, na segunda-feira (23), como na Assembleia Geral, no dia seguinte, aumentaram os ataques a ela nas redes sociais por parte das forças negacionistas do aquecimento global antropogênico.

No vale-tudo da internet, era mais do que previsível a campanha de ódio e desinformação contra Greta. Aqui no Brasil, a cruzada contra ela acaba de ganhar o reforço do mais notório negacionista do clima do país, o meteorologista Ricardo Felício, professor do Departamento de Geografia da USP.

Felício rejeita não só a concepção predominante entre os estudiosos do clima de que o aquecimento global tem sido provocado desde o século 19 pela ação humana e as próprias estimativas que apontam o aumento da temperatura média anual do planeta e projetam a continuidade desse crescimento para os próximos anos. Ele rejeita até mesmo a noção de desenvolvimento sustentável, posicionando-se também contra outras medidas preventivas da degradação ambiental em geral.

Em sua pregação negacionista, Felicio geralmente mal trata de aspectos científicos. Sua estratégia argumentativa baseia-se não só em qualificar como farsantes e pseudocientistas todos os adeptos da concepção da origem antrópica do aquecimento global, mas também em apelar deliberadamente para a confusão de conceitos e informações sobre o tema. E é isso o que Felício tem feito em apresentações, palestras e entrevistas, como expliquei no artigo indicado ao final deste texto.

Desta vez, também sem apresentar um único fundamento explicativo, para atualizar o repertório argumentativo de seus seguidores obscurantistas, Felicio fez despencar ainda mais o nível de sua retórica virulenta em sua página no Facebook. É o que mostra a seguinte transcrição de um treco de seu post repugnante.

Depois de ver essa sua foto, pude ter certeza que você realmente precisa de um tratamento psicológico ou psiquiátrico urgente, porque a sociedade mundial não está disposta a seguir a sua insanidade. Essa sua expressão revelou que a sua representação como uma vítima é completamente falsa. O que vimos foi um lobo feroz na pele de cordeiro querendo se vingar de todo o mundo.

Ontem, quarta-feira (25), a Fundação Right Livelihood anunciou que Davi Kopenawa, líder indígena Yanomami, no Brasil, e Greta foram dois dos quatro premiados da edição 2019 do concurso internacional que leva o mesmo nome da ONG, conhecido como “prêmio nobel alternativo”. Concedido desde 1980, tem o objetivo de honrar e apoiar pessoas corajosas na solução de problemas globais. Até hoje já contemplou 174 pessoas de 70 países (“Nobel alternativo premia os defensores climáticos Davi Kopenawa e Greta Thunberg”350.org)

Saiba mais sobre Ricardo Felício:

Na imagem acima, a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, em manifestação à frente da sede das Nações Unidas, em Nova York, em 30 de agosto. Foto: Manuel Elias/UN Photo.