Saúde

Proibir enfermeiros de inserir DIU prejudica mulheres pobres, alerta ex-ministro

Publicado originalmente no Brasil de Fato

A decisão do Ministério da Saúde de proibir enfermeiros de aplicar o contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU) em mulheres, anunciada no início da semana, foi “uma reação conservadora, corporativa, elitista, das entidades médicas”. Essa é a avaliação de Arthur Chioro, médico sanitarista e ex-ministro da Saúde. Para ele, restringir a aplicação do DIU apenas aos médicos vai afetar o atendimento das mulheres de baixa renda.

“Tremenda irresponsabilidade que resultará em desassistência a milhares de mulheres, principalmente as mais pobres, que dependem do Sistema Único de Saúde para garantir os seus direitos sexuais e reprodutivos, que serão desrespeitados”, afirmou o ex-ministro em entrevista à Rádio Brasil Atual.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) comemorou a decisão, dizendo que o ministério impõe respeito à hierarquia normativa da assistência e que a tentativa de invasão de outros profissionais da medicina estaria causando inúmeros problemas à saúde dos brasileiros. Para Chioro, não há justificativa para proibir a atuação de uma categoria profissional que atua com o procedimento há cerca de 30 anos.

“Qual é a evidência científica? Qual é o número alarmante? Qual o número de vítimas causadas pela enfermagem? Não tem outra explicação que a apropriação pela lógica econômica da divisão social e técnica do trabalho”, disse.

Chioro ressaltou que o governo prometeu justamente o contrário quando anunciou mudanças na atenção básica, meses atrás. A promessa era que os profissionais de saúde ganhariam mais autonomia, ampliando os procedimentos que eles já realizavam.

“Esse governo é tão errático e irresponsável que, em vez de acontecer aquilo que eles mesmos anunciaram, a gente observa um retrocesso naquilo que eles pretendiam. A enfermagem tem total condição de fazer com toda segurança a implantação do DIU, que é um dos dispositivos que se utiliza no planejamento familiar. Não estamos falando de nenhum procedimento de alta complexidade que seja exclusivo da alçada do médico”, afirmou.

Beatriz Danielle

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Beatriz Danielle

Recent Posts

Após articulação de bolsonaristas, relator muda voto para absolver Jorge Seif no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está sendo palco de uma reviravolta nos bastidores antes mesmo…

15 minutos ago

“Bebê Rena”: por que um pacto sinistro com obsessão virou hit da Netflix

O ódio é a recompensa da ira dos derrotados  em uma sociedade excludente e individualista…

1 hora ago

Joel Pinheiro da Fonseca, Folha de S.Paulo e os liberais amantes do “fascismo moderado”

Por Roberto Santana Santos* Na noite do dia 29 de abril, o colunista Joel Pinheiro…

1 hora ago

Onda de calor: SP deve bater recorde de temperatura desde 1943

O estado de São Paulo pode ter máxima de 31ºC em todos os dias desta…

2 horas ago

Brasil cria 719 mil vagas formais no trimestre e tem crescimento de 25,7% em março

O Brasil abriu 244.315 novos postos de carteira assinada em março de 2024, o que…

2 horas ago

Folha muda título de matéria desonesta sobre taxa de desemprego

A Folha de S.Paulo mudou o título de uma matéria desonesta sobre desemprego, mas manteve…

3 horas ago