Projeção da AP confirma Biden como 46o. presidente dos EUA

Biden

A Associated Press, respeitada por tradicionalmente divulgar o resultado das eleições norte-americanas, confirmou Joe Biden como o novo presidente dos EUA.

Democrata será o 46º presidente norte-americano e o mais velho a ocupar o cargo.

Pela projeção da AP, Trump não conseguirá mais alcançar Biden no Estado. Com esse resultado, o candidato do Partido Democrata soma 284 delegados, 14 a mais que o necessário.

Alguns líderes de Estado já se pronunciaram sobre os resultados das eleições americanas.

O primeiro-ministro de Fiji, Frank Bainimarama, se antecipou aos resultados oficiais e já deu os parabéns a Joe Biden, pedindo que ele, como futuro presidente, traga os EUA de volta ao Acordo de Paris.

“Parabéns, Joe Biden. Juntos, temos um planeta para salvar de uma emergência climática e uma economia global para reconstruir diante da Covid-19. Agora, mais do que nunca, precisamos dos EUA à frente desses esforços multilaterais (e de volta ao Acordo de Paris – mais rápido possível!)”, postou Bainimarama no Twitter.

Países europeus preocupados com a questão climática, como a Bélgica e Alemanha, também se pronunciaram a favor de Biden.

Na quarta-feira (4), quando Donald Trump se autodeclarou campeão, o primeiro-ministro da Eslovênia, Janez Janša, deu apoio ao republicano.