Projeção prévia do PIB mostra avanço acima do esperado para a economia do Brasil

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024 às 11:53
Cédulas e moedas de Real. – Reprodução

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, trouxe dados positivos, com um crescimento de 0,82% registrado em dezembro de 2023.

Esse resultado superou as expectativas do mercado, que previam uma alta menor, em torno de 0,7%. Analistas do Bradesco e do Itaú foram ainda mais otimistas, projetando um salto de 0,9% nesse período, com uma alta anual de 1,5%.

Apesar desse avanço positivo no último mês do ano, o último trimestre de 2023 teve uma pequena queda de 0,22% em relação ao trimestre anterior.

No entanto, quando comparado ao mesmo período de 2022, houve um crescimento de 1,80%, indicando uma recuperação gradual da atividade econômica.

Agro representa grande parcela da economia brasileira. – Reprodução

Variação positiva em novembro

Em novembro, o IBC-Br registrou uma variação positiva de 0,01% em comparação com o mês anterior, interrompendo uma sequência de três meses consecutivos de queda. No entanto, esse número ficou aquém das expectativas dos analistas, que esperavam um aumento de 0,1% para o período.

A visão geral é a de que apesar dos desafios enfrentados, como as incertezas econômicas globais e os impactos da pandemia, os dados do IBC-Br indicam sinais de recuperação econômica no Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link