Projeto de Irrigação promete empregos e desenvolvimento para o Vale do Iuiú

Atualizado em 8 de abril de 2024 às 16:53
Projeto vai permitir melhoria nas áreas de saneamento, educação e saúde. Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Com o apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o governo da Bahia vai instalar um projeto de irrigação com potencial para criar 160 mil empregos no Vale do Iuiú. O estudo de viabilidade técnica do projeto foi iniciado ao mesmo tempo em que foram entregues uma motoniveladora, uma ambulância e obras nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura, na região.

O projeto de irrigação, que consiste na realização de obras de captação e distribuição de água, vai abranger a região do médio São Francisco, que compreende os municípios de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi. Os 160 mil empregos diretos e indiretos deverão beneficiar 125 mil pessoas. Nesta etapa, serão investidos R$ 5,5 milhões. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ficou responsável pelos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental com a consolidação do anteprojeto de engenharia e estudo ambiental para atividades de médio impacto evitando desapropriações, desestruturação fundiária e desmatamento de novas áreas.

O Vale do Iuiú, maior produtor de frutas do país, tem grande potencial para ser o maior projeto de irrigação da América Latina, devido à qualidade do solo, clima favorável, captação de água do Rio São Francisco e topografia plana, além da malha rodoviária para o escoamento da produção. Em termos de benefícios sociais, o projeto vai permitir o aumento da qualidade de vida, com elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), melhoria nas áreas de saneamento, educação e saúde.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link