Propaganda da marca francesa Cartier para o Dia dos Namorados causa onda de homofobia na China

O vídeo da Cartier, que apresenta vários casais em ambientes românticos, também inclui o que parece ser um casal do sexo masculino. © Reprodução Twitter

Publicado originalmente no site da RFI

Em 25 de agosto, acontecerá o “Qixi”, o Dia dos Namorados chinês. Uma data importante, baseada na mitologia chinesa. Para a ocasião, a marca francesa de luxo Cartier desenvolveu um anúncio de um minuto nas redes sociais na segunda-feira (10) que exibia seu famoso anel Trinity. O problema ? O vídeo que apresenta vários casais em ambientes românticos também inclui o que parece ser um casal do sexo masculino. A causou polêmica entre os internautas chineses nesta semana.

Dois jovens em uma bicicleta, usando o mesmo anel, em um anúncio publicitário que celebra o amor. As imagens divulgadas pela Cartier na China provocaram um alvoroço nas redes sociais por uma frase que evoca o amor entre pai e filho.

Com a proximidade do “Qixi”, o Dia dos Namorados chinês, a joalheria francesa postou um vídeo romântico em homenagem ao seu famoso anel “Trinity”.

O curta mostra um homem e uma mulher de mãos dadas, mas também duas mulheres encostadas e dois homens de bicicleta. Muitos internautas interpretaram essas imagens como representações de casais homossexuais.

A legenda da Cartier no site de vendas online Tmall oferece uma leitura completamente diferente. Sob a imagem dos dois homens aparece a frase “um pai e seu filho, unidos pelo amor, que compartilham da vida”.

Cartier ‘cancelada’?

A joalheria foi muito criticada nas redes sociais. Muitos internautas consideraram que a empresa francesa cedeu à pressão de um país onde a homossexualidade não é exposta nos meio de comunicação.

“Ahahahahaha!, o amor entre homens transformado em incesto”, disse um usuário da Douban. “Se são pai e filho, por que estão usando o mesmo anel?”, pergunta outro.

Em nota enviada à agência AFP, a Cartier afirmou ter “lançado na China um filme composto por quatro histórias independentes” sobre o amor, ilustrando sentimentos que podem ser compartilhados por um casal, amigos ou familiares.

Uma das partes mostra “o vínculo único entre um pai e seu filho, que desfrutam juntos de um passeio alegre e lúdico em uma bicicleta”, detalhou a empresa.

“Desde sua criação em 1924, os anéis da série Trinity sempre simbolizaram a atemporalidade intrínseca das relações íntimas entre amantes, amigos e membros da mesma família”, completou.

Apesar da homossexualidade já não ser mais um tabu na China, o Partido Comunista, no poder, censura as discussões e os filmes sobre o tema.

No Brasil, no Dia dos Pais 2020, a empresa Natura virou alvo de boicote de consumidores após anunciar campanha de Dia dos Pais estrelada por Thammy Miranda, conhecido transexual masculino brasileiro.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!