Proposta de Bolsonaro sobre o STF ameaça cláusula pétrea da Constituição, diz Miriam Leitão

Atualizado em 22 de fevereiro de 2023 às 16:28
Jornalista Miriam Leitão 
Foto: Reprodução

Miriam Leitão, em sua coluna em O GLOBO alertou para os riscos da  proposta de Jair Bolsonaro (PL)  sobre o aumento da quantidade de ministros do STF.

A jornalista fez menção ao apoio dado a Lula pelos economistas pais do Plano Real, que, segundo ela, “sabem que o que está em jogo é a democracia”.

Confira trechos:

O presidente Bolsonaro avisou que recebeu uma proposta de mudar a composição do Supremo Tribunal Federal e que vai tratar disso depois das eleições. Então o que ele está pedindo aos eleitores brasileiros é que votem nele apesar de ele estar avaliando um projeto que vai ferir de morte a independência dos poderes da República, e informa que tratará disso depois de eleito. Na entrevista à “Veja”, ele mostrou claramente que seus propósitos para o segundo mandato são exatamente os que se temia.(…)

A política fiscal responsável garante a estabilidade da economia, que permite políticas sociais consistentes e governabilidade. Contudo, os economistas do Real fizeram um gesto que foi antes de tudo político. Sabem que o que está em jogo é o futuro da democracia.

Bolsonaro deu razão a eles, e a todos que se preocupam com a questão democrática, quando, em entrevista à “Veja”, avisou que depois das eleições vai estudar o projeto que chegou às suas mãos — não disse quem foi o remetente — para mudar a composição do Supremo. Ele pede votos, sem explicar esse gravíssimo ponto. O presidente está ameaçando cláusula pétrea da Constituição.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link