PROS define apoio a Lula, que fecha maior aliança de sua história

Atualizado em 15 de agosto de 2022 às 15:31
Foto de Pablo Marçal
Pablo Marçal
Foto: Reprodução

A executiva nacional do PROS teve uma reunião nesta segunda-feira (15) e decidiu, por unanimidade, pela desistência da candidatura à Presidência de Pablo Marçal para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo a Folha de S.Paulo.

Caso a informação seja confirmada, Lula terá dez partidos na coligação, igualando o recorde histórico da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) em 2010. Além de conseguir aumentar em alguns segundos seu tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV, que já é o maior entre os outros candidatos.

O PROS vive uma disputa interna de poder que já chegou a envolver decisões judiciais. Na última, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski concedeu liminar devolvendo o comando do partido ao seu fundador, Eurípedes Jr.

Até então, o presidente era Marcus Holanda, que havia bancado a candidatura de Marçal, que tem afirmado sua pretensão de questionar judicialmente a tentativa de retirá-lo da corrida presidencial. Marçal não se manifestou sobre a decisão do partido desta segunda.

Caso não tenha uma nova reviravolta no comando do partido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Justiça Eleitoral deve ratificar a retirada da candidatura de Marçal e o apoio a Lula.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link