“Provas orais” e receio de “chacota”: A preparação de Jair Renan para entrar na política em 2024

Atualizado em 23 de outubro de 2023 às 10:51
Jair Renan Bolsonaro. Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível, já está preparando membros de sua família para as eleições municipais do próximo ano. Além da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que planeja concorrer a uma vaga no Senado pelo Distrito Federal, o ex-capitão está interessado em lançar o nome de Jair Renan nas urnas.

O filho “04” do ex-mandatário está sendo treinado para disputar uma posição como vereador em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde passou a residir desde que ingressou no gabinete do senador Jorge Seif, do PL-SC, que anteriormente ocupou o cargo de Secretário de Pesca.

O próprio Bolsonaro tem se envolvido no processo de preparação de Jair Renan, submetendo seu filho a “provas orais” com questões relacionadas a Santa Catarina e à política nacional. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

De acordo com a avaliação de seu pai, Jair Renan só será lançado como candidato pelo PL se tiver condições de competir sem o risco de virar “chacota” de adversários. Até o momento, ele é o único dos filhos de Bolsonaro que não participou de nenhuma eleição.

Jair Renan terá 'medidas cabíveis' por ameaçar CPI, promete Pacheco
Jair Renan e o ex-presidente da República Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Jair Renan, no entanto, já tem marcado presença em eventos do partido no estado e posado para fotos ao lado de vereadores e deputados do PL em Santa Catarina, incluindo os bolsonaristas Zé Trovão, Júlia Zanatta e Caroline de Toni.

Uma vez eleito como vereador, ele não pretende permanecer por muito tempo na Câmara Municipal da cidade catarinense. A intenção é usar o cargo como um trampolim para buscar outro mais elevado. A meta é que Jair Renan seja eleito como deputado federal por Santa Catarina em 2026.

Enquanto isso, Michelle Bolsonaro tem aspirações para o Senado. Assim como Damares Alves, a esposa do ex-presidente está promovendo uma série de eventos em todo o Brasil através do PL Mulher, visando encorajar a participação de mulheres de direita na política.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link