PT apresenta duas denúncias contra Zambelli por fala racista sobre Benedita

Atualizado em 3 de julho de 2024 às 21:07
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Sérgio Lima/Poder360

O PT apresentou nesta quarta-feira (3) duas representações contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por ter chamado a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de Chica da Silva, mulher escravizada que conseguiu a alforria e alcançou a ascensão social no Brasil no século 18.

Uma das representações foi encaminhada ao deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), corregedor-geral da Câmara dos Deputados, enquanto a outra é uma representação criminal dirigida ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Na representação à Câmara, a liderança petista solicita “que sejam adotadas todas as providências legais e regimentais possíveis”. À Procuradoria-Geral da República ((PGR), o partido pede a instauração de um procedimento de investigação criminal para apurar o crime de racismo “e, ao final, ofertar a denúncia correspondente”.

Mais cedo, Zambelli disse à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, ter se confundido ao se referir à petista como Chica da Silva. “Me confundi. São nomes parecidos”, afirmou.

A declaração ocorreu durante uma transmissão ao vivo na terça-feira (2), na qual a bolsonarista se queixava de não ter voz na reunião de mulheres parlamentares do P20 – um grupo legislativo do G20.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link