
O PT lançará nesta quinta-feira (17) um novo vídeo nas redes sociais criticando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pelo apoio inicial ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos sob o governo Donald Trump.
No vídeo, produzido com o uso de inteligência artificial, o partido chama o governador de “vassalo” e afirma que o estado paulista será o mais prejudicado pelas novas tarifas.
De acordo com o vídeo, mais de 110 mil empregos estão ameaçados no Brasil, com a maior parte concentrada em São Paulo. O conteúdo audiovisual inclui uma mulher que questiona: “Sou eu quem vai pagar conta de novo?”.
Em seguida, um trabalhador da indústria afirma: “Tarcísio, não seja vassalo. Dessa vez eu não vou pagar conta.” Encerrando com “Defenda o Brasil. Diga não aos traidores do povo.”
— VIDRAÇA TAMBÉM É GENTE, GENTE… (@VidrsGente) July 16, 2025
A crítica do PT se soma ao crescente desgaste enfrentado por Tarcísio após ter apoiado publicamente a medida de Trump. O governador recuou após o impacto econômico ser evidenciado por especialistas e membros do setor produtivo, especialmente em São Paulo, cuja economia é fortemente integrada ao comércio exterior.
O governo norte-americano impôs tarifas a produtos brasileiros sob a justificativa de proteger a indústria dos EUA, afetando principalmente setores exportadores paulistas.
Tarcísio tem sido alvo de questionamentos dentro e fora de São Paulo pela postura inicial de apoio a Trump, considerada precipitada e desalinhada com os impactos negativos ao setor produtivo paulista.