Com a crise interna após um desempenho abaixo do esperado nas eleições municipais, o PT enxerga o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como sua única opção para 2026. Com a força da centro-direita emergente, o atual chefe de estado brasileiro se destaca como o nome central para enfrentar uma chapa adversária de viés centrista ou bolsonarista nas próximas eleições.
Lula, ao completar 79 anos no domingo (27), se tornou o político mais longevo a ocupar a presidência do Brasil. A renovação do PT prevista para 2025 não inclui qualquer nome que possa substituir o atual presidente, reforçando sua posição como figura inquestionável dentro do partido.
Nos bastidores, petistas avaliam que uma eventual desistência de Lula seria um “tsunami” para a legenda. Ele é considerado o principal puxador de votos, especialmente entre as camadas populares, onde sua avaliação permanece positiva. Sem ele, o partido teria dificuldades em manter o mesmo alcance e apelo.
Na avaliação de especialistas, Lula é a única voz com autoridade para questionar sua própria candidatura, dada a sua influência dentro do PT.
Vale ressaltar que, mesmo após um recente acidente doméstico que resultou em cinco pontos na cabeça, o presidente reafirmou seu compromisso com a candidatura, e que sua idade não é considerada um obstáculo.
Desde 1989, Lula tem sido o candidato do PT à presidência em quase todas as eleições. Caso concorra em 2026, será a sétima vez que ele representará o partido na disputa pelo Planalto, exceto nos anos em que outros nomes foram lançados por circunstâncias específicas.
Após o resultado das eleições municipais, que deixou o partido com menos prefeituras do que o esperado, uma ala do PT critica a “Lulodependência.” A previsão era de 300 prefeituras, mas o partido conquistou 252, com apenas uma vitória em capital, onde o petista Evandro Leitão venceu por uma margem estreita.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line