PT define Humberto Costa ao Senado e apoia João Campos para governador de Pernambuco

Atualizado em 29 de março de 2026 às 16:47
O senador Humberto Costa. Foto: Divulgação

Neste sábado (28), em reunião realizada no Teatro Beberibe, em Olinda, o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a pré-candidatura à reeleição do senador Humberto Costa. A sigla também declarou apoio à candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), para o governo de Pernambuco.

O encontro, que reuniu filiados e lideranças políticas, marcou o fortalecimento de uma aliança estratégica para as eleições estaduais e federais. A chapa formada pelo PT em Pernambuco conta com a ex-deputada federal Marília Arraes (PDT) como candidata ao Senado.

Marília, que é prima de João Campos, integrará a composição ao lado de Carlos Costa (Republicanos), economista e advogado, que será candidato a vice-governador. Carlos Costa, irmão do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se junta à aliança como representante do Republicanos.

Humberto Costa, que exerce o cargo de senador desde 2011, tem um longo histórico político em Pernambuco. Sua primeira eleição ocorreu ao lado de Eduardo Campos, ex-governador e pai de João, que foi reeleito em 2010. Eduardo Campos faleceu em 2014 durante a campanha presidencial.

A história de Humberto e a proximidade com o PSB reforçam a aliança entre os partidos. Nos últimos meses, algumas alas do PT pernambucano chegaram a defender apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), mas a decisão de apoiar João Campos reflete a aliança nacional entre as duas siglas.

O prefeito do Recife João Henrique Campos. Foto: Divulgação

O prefeito do Recife, presidente nacional do PSB, tem alinhamento com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que disputa a reeleição na chapa do presidente Lula. A resolução política aprovada pelo PT de Pernambuco destaca que a estratégia de apoio a João Campos está vinculada ao esforço de manter uma frente nacional capaz de enfrentar a extrema-direita e prevenir o avanço do fascismo.

O PT, com o apoio histórico à Frente Popular de Pernambuco, destaca a importância dessa colaboração para a construção de governos populares no estado. A resolução ainda sublinha o papel fundamental do PT e do PSB nessa aliança, mencionando a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin na chapa, como reflexo da união entre os dois partidos.

“Aqui em Pernambuco, essa aliança se expressa no histórico de apoio e de participação do PT na Frente Popular de Pernambuco, que tem contribuído diretamente para a construção de governos populares no estado numa frente de partidos liderada pelo PT e o PSB, refletindo a aliança, que conta com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, na chapa”, afirma o documento aprovado pelos filiados.

O apoio de João Campos foi comemorado também pelo PSB. Em nota, o presidente estadual do partido, Sileno Guedes, afirmou que a deliberação do PT é “um gesto de unidade e responsabilidade política em torno da reeleição do presidente Lula”.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 28 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.