PT e PF escolhem coordenador da segurança de Lula

Atualizado em 4 de julho de 2022 às 19:42
Foto: Ricardo Stuckert

Foi escolhido, em conjunto entre a Polícia Federal e a equipe do candidato do PT, o nome do chefe da segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A responsabilidade ficará nas mãos do delegado da Polícia Federal Alexsander Castro Oliveira.

Ele já esteve à frente da operação Caixa Forte, que ocorreu em 2020, e que investigou diversos crimes relacionados a uma da maiores facções do crime organizado do Brasil.

Além de Oliveira, a equipe de segurança de Lula também contará com Andrei Rodrigues, que chefiou a segurança de Dilma Rousseff na campanha de 2010 e, depois disso, foi escolhido para chefiar a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Além disso, já se tornou o coordenador nacional de segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e pela Copa do Mundo FIFA 2014.

Nesta segunda-feira (4), em boletim interno da PF, os nomes das equipes do órgão responsáveis pela segurança dos candidatos foram oficializados.

O delegado Maurício Moscardi, que atuou na Lava-Jato de Curitiba, será o responsável pela segurança de Luciano Bivar (União Brasil). O delegado Mario Paulo Machado Lemes Botta Nomoto que já atuou na Superintendência da PF em Mato Grosso do Sul, foi o escolhido para coordenar a segurança campanha de Simone Tebet (MDB). O responsável pela chefia da segurança de Ciro Gomes (PDT) será o delegado Bruno Rodrigues dos Santos.

No caso do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão vinculado ao Palácio do Planalto, é responsável pela segurança do atual chefe do executivo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.