PT manda recado a Zanin e defende reeleição de Lula em nova resolução

Atualizado em 30 de agosto de 2023 às 13:11
Cristiano Zanin e Lula sorrindo lado a lado
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin e o presidente Lula. Foto: Reprodução

O PT divulgou uma resolução relativa à última reunião do Diretório Nacional do Partido defendendo que o presidente Lula concorra à reeleição e com uma série de recados a autoridades. O documento tem 37 pontos e o diretório é composto por cerca de 100 integrantes.

O item 13 da resolução é um recado ao ministro Cristiano Zanin, indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF). Sem mencionar o nome do magistrado, o partido diz ter “expectativa de uma atuação em defesa da civilização”.

“No momento em que o Supremo Tribunal Federal deve retomar o julgamento do ‘marco temporal’, manifestamos a expectativa de que a Suprema Corte reafirme os direitos dos povos indígenas, como ocorreu em decisões anteriores. Esta expectativa de uma atuação em defesa da civilização é reforçada por recentes decisões e avanços do STF neste sentido”, diz a resolução.

O trecho é uma mensagem indireta ao magistrado, que tem sido criticado por uma postura conservadora nos últimos julgamentos da Corte. O PT ainda cita e comemora uma série de julgamentos recentes do STF.

“São eles: a equiparação da ofensa contra pessoas LGBTQIA+ ao crime de injúria racial; a abertura de ação sobre a violência contra povos indígenas Guarani-Kaiowa pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul; a manutenção, ainda que parcialmente, do princípio da insignificância e o avanço na descriminalização do porte de cannabis para uso pessoal, passo importante para a mudança na equivocada e letal política de guerra às drogas”, prossegue.

A resolução ainda faz menção ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e às Forças Armadas. O parlamentar é criticado por pautar uma proposta de reforma administrativa que, segundo a sigla, “é essencialmente contrária à promoção de políticas públicas de interesse da maioria do povo”.

A crítica aos militares se dá no item 11 da resolução, que cobra a abertura de processos dentro das Forças Armadas para punir membros que participaram do ataque terrorista de 8 de janeiro. . “A punição exemplar dos golpistas, inclusive no âmbito militar e, quando comprovado, de oficiais de alta patente, é essencial para impedir que se volte a articular contra a democracia”, diz o texto.

O partido defende a reeleição de Lula em três pontos do texto. No primeiro tópico, a sigla diz que as eleições municipais de 2024 serão estratégicas para produzir uma aliança que “promova a recondução do Governo Lula em 2026”.

A resolução ainda diz, no item 29, que o presidente, no seu terceiro mandato, “prepara as bases não apenas para um quarto governo Lula, cuja eleição de 2024 é um momento essencial, mas deve buscar consolidar um amplo bloco de alianças na sociedade”.

No último tópico da resolução, o 37, o PT defende “promover a mobilização social” nas eleições municipais para “contribuir com as transformações necessárias no país” e “reeleger Lula em 2026 e fortalecer nosso projeto democrático e popular de país”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.