A deputada federal Marília Arraes, que está prestes a se desfiliar do PT, é a grande favorita para a disputa do Senado em Pernambuco. É o que indica o novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na manhã desta sexta-feira (25).
Marília registra 46,2% das intenções de voto e seus adversários aparecem muito atrás. O deputado federal André de Paula (PSD-PE) está em segundo, com 14%. Ele é seguido pelo ministro do Turismo, Gilson Machaado, que registra 5,4%, o deputado federal Carlos Veras (PT-PE), com 2,3%, e a psolista Eugênia Lima, que tem 1,4%. 23,8% votarão em branco ou nulo, e 7% não sabem ou não responderam.
Foram entrevistados 1.510 eleitores com 16 anos ou mais, em 58 municípios do Estado de Pernambuco, entre os dias 19 e 24 de março de 2022.
LEIA MAIS:
1. Marília diz que PT tentou inviabilizar sua campanha em 2020: “massa de manobra”
2. Marília garante apoio a Lula apesar de saída do PT
3. ÁUDIO: Em 2020, PSB fez uso de chantagem, intimidação e ameaças para derrubar Marília Arraes
Marília Arraes deve ir para o Solidariedade
Dois partidos do Centrão estão sendo considerados pela deputada. Segundo a CNN Brasil, ela teria reuniões marcadas com lideranças do Solidariedade nesta semana. Arraes tem mantido conversas com o presidente nacional da sigla, o deputado federal Paulinho da Força (SP).
Marília conversa também com o MDB. Ela já esteve com o presidente da legenda, Baleia Rossi (SP), com o líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões (AL), e com o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
De acordo com fontes do partido, porém, a filiação de Marília ao MDB ainda é uma operação difícil. A candidatura dela não possui apoio de um grupo político específico no estado. A preocupação de lideranças, neste momento, é com a sobrevivência da sigla em Pernambuco.